Criança

Aprenda um simples ritual para fazer seu bebê voltar a dormir sozinho

São apenas 3 passos

Logo-Parents (1)
Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Para acelerar a jornada do seu filho para a terra do sono tente desenvolver um ritual para dormir que funcione para vocês dois. Tomar banho, vestir uma fralda limpa e pijamas, escovar os dentes, pentear o cabelo e ser levado para a cama pela mãe ou pelo pai ao mesmo tempo todas as noites pode ser a sequência de eventos que dá ao seu filho um sinal claro que está na hora de fechar os olhos e descansar. Uma história, uma música, uma conversa curta e calma com você e um aconchego com seu brinquedo ou cobertor especial ajudam a mandar à terra do sono, sentindo-se calmo, seguro e bem cuidado.

Mas e se ele chorar? Nenhum especialista defende que você ignore o chamado do seu filho e deixe ele chorando incessantemente. Nem que você deve correr para o lado da cama e deixar seu bebê desfrutar de mais alguns minutos de brincadeira ou da sua companhia.

Em vez disso, muitos especialistas aconselham uma abordagem meio-termo que dá certo na maioria dos casos. O chamado método de Ferber, batizado em homenagem ao pediatra Richard Ferber, é reverenciado em muitos lares, não apenas por causa de sua eficácia, mas também pelo respeito que proporciona entre pais e filhos. O método ensina seu filho a voltar a dormir sozinho. Veja como funciona:

Passo 1: quando seu filho chama por você ou começa a chorar depois de colocá-lo na cama, espere por um minuto ou dois, então vá até ele, mas não acenda a luz em seu quarto ou tire-o do berço.

Passo 2: fale calmamente com ele e diga que você ficará do lado dele. Mas também seja firme sobre o fato de que é hora de dormir e não de falar. Então saia do quarto enquanto seu filho ainda estiver acordado.

Passo 3: na próxima vez que ele chorar (que pode ser imediatamente depois de sair), espere um minuto a mais do que na primeira vez e repita o processo.

Continue dessa maneira, deixando seu filho chorar um pouco mais a cada vez antes de ir até ele. Fale brevemente e deixe o quarto enquanto ele ainda estiver acordado. Na segunda noite, espere um pouco mais do que na primeira vez, depois repita o padrão. Na segunda ou terceira noite, você vai descobrir que seu filho vai conseguir se acalmar sozinho.

Leia também:

Não é sonho! 3 dicas para fazer seu bebê dormir a noite inteira

3 dicas para colocar o bebê para dormir da forma certa no berço

12 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda