Publicado em 12/08/2019, às 13h33 - Atualizado às 13h35 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Mateus tem três anos de idade e é autista. Ele vive com a mãe, Maria Eduarda, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. O meninose apaixonou pela pintura que hoje, faz parte do seu tratamento. Os paisreceberam um diagnóstico quando o menino tinha 2 anos e a partir daí eles começaram a buscar tratamentos e médicos. E assim, conheceram a terapia ocupacional.
“A terapeuta ocupacional nos motivou a iniciar atividades com tinta de dedo no papel, pois ele não gostava de se sujar e deveríamos criar uma maneira de mudar esse cenário. Eu tentei algumas vezes e percebia que não fluía muito. Um dia, peguei um quadro velho, algumas tintas e pincel e o deixei interagir para perceber se ele iria se interessar mais. Eu fiquei observando de longe e identifiquei uma relação diferente dele com a tela e logo percebi que ali havia uma potencialidade. Comecei a incorporar essa atividade como uma terapia, um momento meu e dele”, relata a mãeao site Razões Para Acreditar.
A terapia virou um prazer para Mateus e o fez evoluir, principalmente na fala: “A pintura trouxe a comunicação verbal dele. Não que todos os tratamentos não sejam importantes e complementares. Claro que ele não estaria falando tão bem sem uma fonoaudióloga. Não estou tirando esse mérito. Ela é maravilhosa! Mas, normalmente, as crianças autistas precisam de algo que as motivem, que seja um elo entre elas e o mundo. Eu atribuo o elo do Mateus à pintura. Ele fica muito feliz quando pinta”, explica.
Aos poucos, as formas foram evoluindo. A mãe conta que no começo ele pintava pequenas formas e animais, agora ele já desenvolveu bastante a arte, Maria Eduarda comenta que não tem mais espaço para o branco. Ele se transformou em um grande artista abstrato. “Acredito que é a maneira dele expressar os seus sentimentos e de como ele enxerga as coisas e o mundo. É a percepção dele. Eu também fiquei bastante surpresa pelo Mateus pintar abstrato, mas observando os desenhos dele, percebo que ele realmente não consegue fazer um desenho com detalhes como as crianças da idade dele. Ele faz rabiscos, que pra ele são objetos e personagens”, explica a mãe da criança.
A paraibana decidiu incentivar e investir na arte do filho e hoje algumas telas são comercializadas. Mateus participa de uma exposição de artes plásticas com outras crianças.
Leia também:
Vídeo: alunos com autismo mostram aos colegas o que o barulho faz na cabeça de um autista
Mãe de menino autista faz apelo na web e ganha “Netflix personalizada” para o filho
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”