Criança

As aulas estão voltando! Como anda a caderneta de vacinação dos seus filhos?

E não tem desculpa pra não vacinar. Use o período das férias para colocar tudo em dia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

O ano letivo já vai começar e todo mundo sabe que é a hora de ir atrás de várias coisas: matrículas, material escolar, uniforme, mochila… Só que, além de tudo isso, tem uma coisa que os pais não podem esquecer: a caderneta de vacinação. Isso mesmo! É muito importante que você atualize este item antes que seu filho volte à escola.

Mas por quê? A escola é um ambiente coletivo, no qual muitas crianças convivem por um longo período e, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as vacinas em dia são importantes para prevenir casos doenças contagiosas.

“Medidas preventivas devem ser adotadas pelos pais e responsáveis, e mesmo pelas escolas, para evitar contaminações indesejadas”, alerta a Dra. Evely Tanaka, pediatra e gerente médica de vacinas da GSK.

E não tem desculpa para não vacinar: o Ministério da Saúde disponibiliza no Sistema Único de Saúde todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional.

As férias estão acabando e, se você não aproveitou esse período para atualizar a cadernetas dos seus filhos, não perca mais tempo não!

Leia também

Como preparar emocionalmente a criança para a vacina?

Perder a caderneta não é motivo para deixar de vacinar seu filho

Seu filho está com a carteira de vacinação em dia?