Criança

Assunto sério: já explicou para seu filho que roubar é errado?

Está na dúvida de como começar esse papo? A gente te ajuda!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Um dos maiores desafios dos pais é educar os filhos. Nenhuma mãe ou pai quer que o filho seja mal educado ou siga algum caminho errado, isso é óbvio. Então, desde cedo, é importante guiar a criança para ser uma boa pessoa para o mundo e isso inclui falar sobre assuntos como roubar. Está na dúvida de como começar esse papo? A gente te ajuda!

Não assuma o pior

Especialistas dizem que “roubar” é “normal” para as crianças entre cinco a seis anos. Pelo jardim de infância, a maioria das crianças sabe que não é certo pegar coisas que não são delas, mas elas ainda têm pouco controle de seus impulsos. Então esse desejo de ter algo pode ser mais forte que sua consciência dizendo que roubar é errado. Converse e reforce sempre que a atitude não é legal.

Explique o que isso significa

Uma boa ideia é começar essa conversa lendo livros ou assistindo desenhos que envolvam vilões que roubem. Depois você poderá peguntar ao seu filho sobre o comportamento do personagem. Lembre-o que roubar significa pegar algo de outra pessoa sem pedir e explique a razão disso ser errado.

Ensine o que ele deve fazer 

Seu filho pode roubar alguma coisa por ter medo de pedir. Ensine-o como solicitar permissão e pratique junto. Guie ele ao perguntar para um amigo se ele pode pegar emprestado um lápis e faça elogios quando ele fizer a coisa certa. Explique que algumas vezes ele ouvirá alguns “nãos” e que está tudo bem, faz parte.

Dê o exemplo 

Se você comer uvas no supermercado sem comprá-las, você está indiretamente dizendo para o seu filho que está tudo bem levar coisas pelas quais você não pagou. Até atos inocentes podem parecer desonestos para uma criança. Quando você pega uma revista grátis do consultório do médico, ele pode pensar você está roubando!

Lide com ofensas de forma adequada 

Se você suspeitar que seu filho roubou alguma coisa (ou se ele é pego em flagrante), reforce a ideia de que roubar é errado e ajude-o a ver a situação pela perspectiva da outra pessoa. Vá em frente e fale sobre o envolvimento da polícia ou infringir a lei. Peça à criança que peça desculpas e devolva o item ao seu dono.

Leia também:

Você sabia? Jogos de tabuleiros ajudam na educação financeira

14 dicas para ajudar na educação do seu filho

Educadores e educados: Eis a questão!

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não