Publicado em 06/07/2018, às 09h50 por Redação Pais&Filhos
Um dos maiores desafios dos pais é educar os filhos. Nenhuma mãe ou pai quer que o filho seja mal educado ou siga algum caminho errado, isso é óbvio. Então, desde cedo, é importante guiar a criança para ser uma boa pessoa para o mundo e isso inclui falar sobre assuntos como roubar. Está na dúvida de como começar esse papo? A gente te ajuda!
Não assuma o pior
Especialistas dizem que “roubar” é “normal” para as crianças entre cinco a seis anos. Pelo jardim de infância, a maioria das crianças sabe que não é certo pegar coisas que não são delas, mas elas ainda têm pouco controle de seus impulsos. Então esse desejo de ter algo pode ser mais forte que sua consciência dizendo que roubar é errado. Converse e reforce sempre que a atitude não é legal.
Explique o que isso significa
Uma boa ideia é começar essa conversa lendo livros ou assistindo desenhos que envolvam vilões que roubem. Depois você poderá peguntar ao seu filho sobre o comportamento do personagem. Lembre-o que roubar significa pegar algo de outra pessoa sem pedir e explique a razão disso ser errado.
Ensine o que ele deve fazer
Seu filho pode roubar alguma coisa por ter medo de pedir. Ensine-o como solicitar permissão e pratique junto. Guie ele ao perguntar para um amigo se ele pode pegar emprestado um lápis e faça elogios quando ele fizer a coisa certa. Explique que algumas vezes ele ouvirá alguns “nãos” e que está tudo bem, faz parte.
Dê o exemplo
Se você comer uvas no supermercado sem comprá-las, você está indiretamente dizendo para o seu filho que está tudo bem levar coisas pelas quais você não pagou. Até atos inocentes podem parecer desonestos para uma criança. Quando você pega uma revista grátis do consultório do médico, ele pode pensar você está roubando!
Lide com ofensas de forma adequada
Se você suspeitar que seu filho roubou alguma coisa (ou se ele é pego em flagrante), reforce a ideia de que roubar é errado e ajude-o a ver a situação pela perspectiva da outra pessoa. Vá em frente e fale sobre o envolvimento da polícia ou infringir a lei. Peça à criança que peça desculpas e devolva o item ao seu dono.
Leia também:
Você sabia? Jogos de tabuleiros ajudam na educação financeira
14 dicas para ajudar na educação do seu filho
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês
Família
Tataravó se emociona ao conhecer primeira menina nascida na família em 75 anos