Criança

Até quantos anos fazer xixi na cama é normal?

Uma parte importante do tratamento está nas suas mãos: ter cuidado com o que você fala

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Enurese noturna é o nome que os médicos dão para o que a gente conhece como xixi na cama. A partir dos 5 anos de idade a criança já entra neste quadro, porque passa a não ser mais “normal” ter problemas para segurar o xixi durante a noite. Antes disso, as escapadas de urina podem ser consideradas um processo normal do desfralde, o que exige um pouquinho de paciência dos pais.

Segundo Atila Rondon, urologista e pai de Lara e Lia, se seu filho passou dos cinco anos e ainda faz xixi na cama, você pode procurar um especialista para estudar a causa e começar um tratamento. “Já sobre a origem: existem várias teorias. Pode ser uma disfunção da bexiga ou simplesmente um atraso de desenvolvimento”.

Há mais de uma opção para tratar, mas duas são bem comuns: com hormônio ou através de alarme. A primeira opção, hormonal, diminui a produção de urina durante a noite. A segunda é feita por um aparelho que desperta a criança quando detecta umidade. “Este último nós conseguimos em torno de 80% de sucesso, mas é o mais cansativo para os pais”. O especialista explica que muitas vezes é você quem acorda com o alarme para levar a criança ao banheiro.

Mas não esquece, uma parte importante do tratamento está nas suas mãos: ter cuidado com o que você fala. A criança já está constrangida e não tem culpa do que acontece, é involuntário. “Fazer seu filho se sentir mal pelo que fez não vai ajudar”. Opte por outro caminho, elogie sempre que ela passar uma noite sem fazer xixi e diga que é uma fase, vai passar! Existe um site que te ajuda a esclarecer mais dúvidas sobre o assunto: www.semxixinacama.com.br.

Leia também:

Xixi na cama após o desfralde: por que isso ocorre?

Infecção urinária frequente pode ser refluxo vesicoureteral

30 desculpas que o seu filho usa antes de ir para a cama

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não