Aumente o som: aprenda a reciclar com o ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum

Impossível não amar esse personagem

A música do dia é Rap do Reciclar, do Catelo Rá-Tim-Bum. O primeiro episódio da turminha do Castelo foi ao ar em 1994. O tempo passou, mas os adultos de hoje ainda têm muita saudade do programa. E como é possível esquecer desse ratinho?

-Publicidade-

Ocupando mais de 70% da superfície da Terra, os oceanos têm recebido ameaças à sua sobrevivência com o aumento da poluição, pesca predatória e mudanças climáticas. Apesar das proporções literalmente gigantes, o ecossistema passa por uma situação delicada: um terço dos mamíferos marítimos e quase um terço dos corais estão em perigo de extinção. Além disso, mais da metade de toda a vida marinha pode desaparecer até 2100.

Esses são fatos preocupantes, já que os mares e oceanos são parte integrante da ecologia da Terra como um todo. Ou seja: quando mudanças ambientais significativas prejudicam a saúde desse ecossistema, isso tem um efeito indireto em outros aspectos do nosso planeta. Um estudo da NASA de 2019, por exemplo, mostrou como o aumento da temperatura das águas salgadas está ligado a eventos climáticos extremos, assim como desastres.

Uma maneira de agir perante tudo isso é mostrar aos nossos filhos a importância da conservação dos oceanos. As crianças são naturalmente curiosas e abertas para novidades, além de quase sempre terem um interesse sincero pela natureza e pelos animais. Você pode aproveitar essas características para educar e envolver seus filhos no assunto.

Leia livros sobre o mar com as crianças

Ler livros com os filhos é sempre uma boa ideia para o desenvolvimento intelectual, mas também pode ajudá-las a ganhar mais empatia pela vida marinha. Existem muitas histórias para despertar o interesse dos pequenos pela natureza. Você pode encontrar livros que explicam a poluição, os ciclos da água ou a cadeia alimentar do oceano com histórias e ilustrações coloridas que os mantêm interessados.

Você pode pensar que crianças pequenas não se interessam tanto por livros teóricos, mas a história de como um peixe góbio e um camarão compartilham um buraco e vivem e trabalham juntos, por exemplo, pode ser tão divertida quanto um livro de histórias.