Benefícios da alimentação saudável desde a primeira infância

Comer bem é fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Ao oferecer todos os nutrientes que o corpo precisa, você previne doenças e garante o bem-estar físico e mental

Nestlé Nanlac

Resumo da Notícia

  • Na primeira infância, as crianças passam por um enorme desenvolvimento
  • Por isso, é fundamental prezar por uma alimentação saudável
  • Esse cuidado previne doenças e fortalece o sistema imunológico do seu filho

Se alimentar vai muito além do prazer em comer algo gostoso. É através dela que o corpo tem energia para desempenhar todas as funções que necessita de forma plena. Por isso, prezar por uma alimentação saudável deve estar na lista de prioridades da sua família, sim, e desde a primeira infância. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, e publicado pela revista especializada Plos Medicine em 2022, descobriu que é possível aumentar a expectativa de vida em até 13 anos com mudanças na alimentação, o que se traduziria em trocar uma dieta típica ocidental (com carne vermelha e açúcar) por uma alimentação à base de grãos integrais e leguminosas, como feijão e lentilha.

-Publicidade-
A alimentação saudável na primeira infância traz benefícios para o presente e futuro do seu filho
A alimentação saudável na primeira infância traz benefícios para o presente e futuro do seu filho (Foto: Getty Images)

Mas calma, não é necessário nenhuma transformação radical para você perceber os efeitos. De acordo com o mesmo levantamento, uma dieta que fique no meio do caminho também pode auxiliar na expectativa de vida. Os números não mentem e uma coisa é fato: tudo o que construímos na infância nos acompanha pelo resto da vida, portanto quanto antes for feita essa conscientização alimentar, melhor.

Vale aqui ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e como um complemento até 2 anos ou mais. No primeiro semestre após o nascimento o leite materno é capaz de oferecer tudo o que o bebê precisa e a partir desse período, com a introdução alimentar, o cuidado com os alimentos deve ser total para permanecer oferecendo o melhor para o seu filho.

Por que estimular uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é a melhor forma de prevenção no presente e futuro. Com ela, é possível evitar a má nutrição, além de prevenir e ajudar no combate à doenças, uma vez que fortalece a imunidade e permite que o corpo aja de forma eficiente contra possíveis invasores indesejados.

Ter uma alimentação balanceada tem impacto direto no desenvolvimento das crianças, porque oferecer uma diversa gama de alimentos e nutrientes promove o melhor aprendizado ao longo do dia, além de fazer com que as crianças tenham mais disposição para aproveitar, curtir, correr e brincar muito!

Criança pode comer bolacha? Conheça 13 alimentos não recomendados antes dos dois anos
O desenvolvimento do seu filho é diretamente impactado pela alimentação dele (Foto: Getty Images)

Esse cuidado com o que está no prato das crianças previne contra obesidade infantil e sobrepeso, uma questão delicada que atinge uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos de idade – sendo 7% com sobrepeso e 3% com obesidade, de acordo com um levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019). Ao prezar pelo funcionamento correto do organismo, também estará prezando pelo bem-estar durante o dia e noite, visto que essa alimentação saudável garante um sono de melhor qualidade.

A Nestlé®, há 100 anos presente em 99% dos lares brasileiros, apresenta as linhas NANLAC® Comfor e NANLAC® Supreme, fórmulas infantis dedicadas à primeira infância, criadas considerando o enorme desenvolvimento e período de descobertas que engloba a fase de 1 a 3 anos. NANLAC® Comfor contém uma proteína de alta qualidade, DHA e ARA e prebióticos (GOS/FOS), enquanto NANLAC® Supreme contém uma proteína exclusiva e teor adequado de ômega 3 (DHA+ EPA).

O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes.