Biblioteca: 5 opções de livros para diversão e aprendizado do seu filho

Estimular a leitura na infância é fundamental! A nossa colunista Luciana Loew compartilha aqui livros para Pais&Filhos com um tema diferente, todo mês. Ela é mãe de Teresa e Alice, é escritora e produtora de conteúdo digital

 

-Publicidade-
(Foto: Shutterstock)

Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.

Minha dança tem história (Bell Hooks e Chris Raschka | Editora Boitatá)

-Publicidade-

A história de Bibói, personagem principal, é contada de maneira sonora, com a batida do break, deixando o leitor com vontade de levantar da cadeira e exercitar não só a mente, mas também o corpo. A cultura do hip-hop é representada por um menino de cachos tão definidos quanto as ondas sonoras que envolvem sua música. As ilustrações de Chris Raschka mostram a energia contagiante do garoto, que elabora as rimas na língua da letra “B”.

É porque eu tenho um professor (Kobi Yamada e Natalie Russell | Bamboozinho)
Esse é o tipo de livro que desperta as nossas memórias afetivas da infância. O professor muitas vezes é a inspiração e motivação dos nossos filhos para aprender e ser melhor diariamente. E, a gente sabe que é praticamente impossível esquecer deles. E é justamente nisso que o livro se baseia e foi escrito. A obra e as ilustrações passam a sensação de terem sido feitas à mão e são dedicadas a um dos maiores heróis de adultos e crianças: o professor.

Como ser babá da vovó (Jean Reagan e Lee Wildish | Companhia das Letrinhas)

Quem foi que disse que passar um fim de semana na casa da avó não é divertido? Este livro inverte os papéis de propósito e é a neta quem vai cuidar da avó, com atividades pensadas especialmente para o momento das duas. A obra é um verdadeiro manual de como retribuir toda a atenção, carinho e amor que as avós dão às crianças. As ilustrações despertam aquela vontade incontrolável de correr para os braços das nossas avós e nunca mais sair!

Téo & O Mini Mundo (Caetano Cury | Editora RPHQ)

Téo é um menino questionador e através de um microscópio desvenda alguns mistérios do mundo. A ideia da metáfora de Caetano Cury é mostrar o quão pequenos somos perante o universo e como ainda desconhecemos muitas coisas. Por meio das ilustrações e diálogos, o autor traz reflexões importantíssimas para pais e filhos. A obra nasceu no digital e depois do grande sucesso virou este livro compilado de 100 páginas.

DIRETO DO IGTV – POR LUCIANA LOEW

Um muro no meio do livro (Jon Agee e Juliana Freire | Editora Pequena Zahar)

Um pequeno soldado vive seguro cercado por um muro que o protege de diversas criaturas e também divide o livro. Um dos personagens mais temidos pelo soldado, e também o narrador da história, é o terrível Ogro, razão pela qual ele prefere não sair do seu lado do muro. Por meio das ilustrações percebemos que, inesperadamente, um dos lados começa a encher de água e a única salvação do soldado foi pular pro lado do Ogro, que ele tanto temia. Ao ser salvo e perceber que não estava do seu lado do livro, volta a duvidar da bondade do Ogro, que mostra as maravilhas do seu espaço com muita boa vontade. Transmitindo, principalmente por meio das ilustrações, diferentes interpretações que envolvem noções sobre preconceito e o modo como enxergamos o outro.

Leia também:

Primeira biblioteca indígena é inaugurada em uma aldeia no Rio de Janeiro

Biblioteca: 5 opções de livros para diversão e aprendizado do seu filho

Menino de 13 anos cria uma biblioteca especializada em literatura de cordel em São Paulo

-Publicidade-