Criança

Biblioteca: 5 opções de livros para diversão e aprendizado do seu filho

Estimular a leitura na infância é fundamental! A nossa colunista Luciana Loew compartilha aqui livros para Pais&Filhos com um tema diferente, todo mês. Ela é mãe de Teresa e Alice, é escritora e produtora de conteúdo digital

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

(Foto: Shutterstock)

Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.

 

Eu ainda preciso de tudo isso! (Petra Postert e Jens Rassmus | Editora Sesi-SP)

Traços finos e desenhos que parecem ter sido pintados com aquarela e tinta a óleo ilustram o diálogo de Jim e seu pai enquanto separam roupas para lavar. A conversa gira em torno dos objetos perdidos nos bolsos da calça do menino, cada um com um significado especial, e é intercalada pela representação do seu imaginário, como a presença de uma mala gigante, um feiticeiro e uma cantora de ópera com sapos na garganta.

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

 

Tão, tão grande (Catarina Sobral | Editora Carochinha)

Ilustrado de cabo a rabo somente com cinco cores – branco, preto, vermelho, azul e amarelo – e desenhos que parecem ter sido feitos e pintados com giz de cera, marca registrada da autora e ilustradora portuguesa, o livro foi inspirado na obra de Franz Kafka, A Metamorfose. O livro aborda, de uma maneira leve e divertida, o crescimento, as mudanças físicas e os sentimentos de confusão e desconforto com a novidade.

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

 

Rapunzefa (Luciano Dami e Marcos Garuti | Editora Hashtag)

Em uma junção de conto de fadas e folclore brasileiro, o livro é uma representação abrasileirada deliciosa de ler do clássico Rapunzel. Ele mostra a história já conhecida de uma menina que vive isolada em uma torre – mas, dessa vez, com dreads na cabeça e um vaqueiro viajante que muda sua vida completamente. Com ilustrações em tons terrosos que remetem ao sertão nordestino, o texto mescla a linguagem de cordel e de teatro e criam uma leitura irresistível.

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

 

Maria Teresa (Roger Melo | Editora Global) 

A narrativa gira em torno de Maria Teresa, a carranca de um barco que navega pelo rio São Francisco. Em um esquema de rima mista, ela conta o que já viu durante suas viagens e as histórias que ouviu falar – de amor, sem fim nem começo e tristes –, além das que já viveu na pele (ou melhor, madeira). Com delicadeza e humor, a cultura e os mistérios que cercam o Velho Chico são colocados nas páginas cheias de desenhos típicos nordestinos. 

 

Direto do IGTV por Luciana Loew @paisefilhosoficial

Os vizinhos (Einat Tsarfati | Editora Pequena Zahar)

É o tipo de livro que ganha a gente pela capa. De cara, os desenhos de traço firme e muito coloridos chamam atenção logo na prateleira e despertam a vontade de ler o que tem por entre as páginas. Escrito e ilustrado pela autora israelense, ele trata de um tema que com certeza é tópico de curiosidade para muita gente: o que faz e como vive cada morador de um prédio. A arquitetura pode ser a mesma, mas cada apartamento é ocupado por pessoas únicas – o que torna cada história muito interessante. Descontraído e de leitura rápida, a narrativa mostra uma menina, seu edifício de sete andares e quantas aventuras podem existir por trás de cada porta.

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Leia também:

10 livros sobre maternidade para você se informar e se divertir

Entenda a importância de ensinar seu filho a amar os livros

5 livros supercoloridos e divertidos para ler com o seu filho