Brasil recebe 1º lote de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

A carga chegou na madrugada desta quinta-feira, 13 de janeiro, por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas

Resumo da Notícia

  • Na madrugada desta quinta-feira, 13 de janeiro, o Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade
  • A remessa veio pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
  • Ao todo, chegaram 1,248 milhão de doses do imunizante

O Brasil recebeu na madrugada desta quinta-feira, 13 de janeiro, o primeiro lote de vacinas da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. A remessa chegou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e possui 1,248 milhão de doses.

-Publicidade-

O imunizante saiu de Amsterdã em direção ao Brasil e, agora, será repassado para o centro de distribuição do Ministério da Fazenda, em Guarulhos.

Vacina contra covid-19 pode começar a ser aplicada em crianças em janeiro, diz Ministério
Vacina contra covid-19 pode começar a ser aplicada em crianças em janeiro, diz Ministério (Foto: reprodução/ Getty Images)

O governo de São Paulo anunciou a abertura do pré-cadastro para vacinação de crianças entre 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 no estado, nesta quarta-feira, 12 de janeiro.

O governador de São Paulo João Dória, filiado ao partido PSDB, informou que a partir de hoje os pais já podem agilizar o processo inserindo os dados da criança no site do governo paulista. A vacina a ser aplicada em crianças no Brasil já está em uso em outros países, caso dos Estados Unidos, Canadá e Israel.

“O pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nós já imprimimos 4,5 milhões e já distribuímos da carteirinha de vacinação para crianças, devidamente caracterizada para essa finalizada, compramos também 4,5 milhões de seringas e agulhas especialmente para essa vacinação das crianças, e preparamos toda a logística. Treinamos aqueles que farão a imunização em 5,2 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que já estão preparados para essa vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, falou João Doria de acordo com o portal G1.

Passo a passo

Para realizar o pré-cadastro para vacinação de crianças contra a Covid-19 acesse Vacina Já e siga as instruções abaixo:

  • Informe o nome completo da criança
  • Informe o CPF da criança
  • Informe o sexo da criança
  • Informe o nome da mãe da criança
  • Informe o País, Estado e Município em que a criança nasceu
  • Informe o CEP
  • Informe um e-mail e telefone para contato

Vacinação de crianças em São Paulo

O governador aponta que a capacidade de vacinação de São Paulo é de 250 mil crianças diariamente, mas esse número pode aumentar de acordo com a necessidade das famílias paulistas. Crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas, terão prioridade na fila de vacinação.

A idade oficial para o início da vacinação com a doses da Pfizer ainda não foi divulgada. “O risco de uma criança desenvolver um quadro grave em decorrência da contaminação pela Covid-19 é muito maior que qualquer tipo de evento ocasionado pela vacina da Pfizer, aprovada para aplicação nesta faixa etária”, informa o pediatra e pneumologista Dr. Eduardo Rosset, pai de Sophia e Carolina, com base em estudos da Sociedades Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pediatria (SBP).

Três doses de vacina neutralizam Ômicron, afirmam Pfizer e BioNTech
Três doses de vacina neutralizam Ômicron, afirmam Pfizer e BioNTech (Foto: Getty Images)

A estimativa é aplicar o imunizante em cerca de 4,3 milhões de crianças na fazia etária de 5 a 11 anos. A expectativa do Ministério da Saúde é que o Brasil receba entre 14 e 15 de janeiro cerca de 20% do lote de imunizantes infantis fabricados na América do Norte.

“As vacinas são seguras e salvam vidas, é sempre importante frisar. Ainda que menos grave e com índices de óbitos inferiores ao visto entre adultos, a COVID-19 também faz crianças adoecerem e elas não só servem como veículo de transmissão, como também podem desenvolver formas graves da doença e que podem levar a danos irreversíveis à saúde ou levar ao falecimento”, ressalta Dr. Eduardo.

Carteirinha de vacinação

Na segunda-feira, 27 de dezembro, o governo do estado de São Paulo divulgou a imagem da carteirinha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O layout já está sendo impresso.

“Aguardamos a aprovação da Coronavac pela Anvisa ou a importação da vacina da Pfizer pelo governo federal”, disse o governador do estado, João Doria, nas redes sociais.

Carteirinha de vacinação para crianças no estado de São Paulo
Carteirinha de vacinação para crianças no estado de São Paulo (Foto: Reprodução / Governo de SP)

A vacina contra covid-19 para pessoas de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro e desde então o governo tem se reunido e pedido a opinião da população para conseguir definir como essa campanha funcionará. Segundo a Agência, a farmacêutica BioNTech enviou os dados e os estudos de segurança de indicação da vacina para crianças no dia 12 de novembro.