Criança

Brincadeira é coisa séria: saiba a importância das cores e formas no desenvolvimento do seu filho

A gente insiste: deixe seu filho brincar à vontade!

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Ao longo dos dois primeiros anos de vida, cada ser humano experimenta uma espécie de corrida de obstáculos. E cada um deles mostra em que fase está o desenvolvimento do bebê ou da criança e se tudo está indo de acordo com o esperado.

Durante o percurso desse caminho, seu filho vai passar por muitas descobertas, aprendizados, interações e aventuras. E engana-se quem pensa que os primeiros meses do bebê se resumem a fraldas sujas, comer e dormir. Existem diversas interações diárias dos pequenos com os pais que ensinam amor, confiança, empatia e até mesmo matemática. “Eles são como mini máquinas de aprendizagem, que absorvem tudo que está à volta”, diz Gail Gross, especialista em desenvolvimento da família e da criança,de Houston, nos Estados Unidos.

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Brincadeira é coisa séria

Uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças é através da brincadeira. “Todos os brinquedos sensoriais são de extrema importância porque estimulam o desenvolvimento da criança e permitem a integração com os pais”, explica o Dr. Claudio Len, pediatra e pai de Fernando, Beatriz e Silvia.

E deixar que seu filho se divirta à vontade com seus brinquedos tem uma razão que vai além da pura diversão: é por meio da brincadeira que eles desenvolvem habilidades como coordenação motora e raciocínio. Por isso, a gente insiste: deixe seu filho brincar! Para ele, é a maneira mais divertida de se expressar, além de descobrir o mundo e se relacionar com ele. Brinquedos de encaixe, com peças em formatos e cores diferentes, como triângulo, círculo e quadrado, por exemplo, são ótimas opções para provocar o desenvolvimento das habilidades da criança.

Do ponto de vista motor da criança, as mãos, os dedos e, em especial, o polegar – que nos diferencia e nos dá vantagens em relação a outras espécies – têm uma função de estimular o cérebro. O dedo polegar, na área motora do cérebro, tem uma das maiores representações. Trabalhar as mãos com as brincadeiras é exercitar o cérebro e, assim, estimular outras habilidades motoras. Brincando e aprendendo como encaixar as figuras nos espaços, ele faz importantes descobertas sobre formato e barulhos. Estimule seu filho conversando, cantando e inventando joguinhos que o motivem a explorar ainda mais essas peças.

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

A importância das cores e formas

A visão do bebê, por exemplo, tem um desenvolvimento gradual durante seu primeiro ano de vida e, por isso brinquedos de cores brilhantes e primárias vão incentivá-lo a concentrar os olhos e aprender a rastrear objetos em movimento. Especialistas afirmam que o vermelho seja a primeira cor que as crianças conseguem ver claramente, por volta dos 4 meses. Mas cores contrastantes como preto e branco também podem ajudar o bebê a entender padrões diferentes.

Formas geométricas com linhas afinadas, espirais e miras vão ajudar a segurar a atenção do bebê e a desenvolver sua noção de espaço. “É um misto de reflexos primitivos e movimentos em fase de organização. Por meio das atividades reflexas e espontâneas, ele capta e percebe as diferentes áreas e texturas dos objetos. A partir dessas sensações é que ele vai constituindo uma imagem sensorial do movimento e das formas”, explica Maria da Glória Cruz, mãe de Bento e Maitê, pediatra.

(Foto: Divulgação/Grendene Kids)

(Foto: Divulgação/Grendene Kids)

Uma brincadeira encaixa na outra

Pensando nisso, a Grendene Kids desenvolveu a nova coleção DC Super Friends, que proporciona movimento e, ao mesmo tempo, diversão para a criançada. Com uma forma flexível, a sandália permite um andar natural para os bebês, para que ele possa explorar o ambiente e brincar à vontade. Sem falar no tema da coleção, que reuniu os três maiores super-heróis da DC: Batman, Super-Homem e Flash.

A sandália também vem com uma torre de encaixe que contribui para o desenvolvimento motor da criança através da brincadeira. Desenvolvida a partir das cores primárias e formas geométricas básicas, a torre de encaixe estimula, além da coordenação motora, o raciocínio lógico, criatividade e a percepção visual. “Essas cores e formas são importantes por serem simples. Ao longo do tempo, a criança vai se habituando e percebendo o que é o amarelo, azul ou vermelho. E com o encaixe das formas geométricas, você pode ir brincando com seu filho, que vai começar a te imitar. A criança aprende por repetição, observando tudo”, explica Dr. Claudio. Esse interesse pelo brinquedo vai mergulhar seu filho em um mundo próprio de imaginação, aprendizado, concentração e descobertas – afinal, uma brincadeira encaixa na outra.

Leia também:

Os primeiros passos do bebê: como estimular o engatinhar e o andar de forma tranquila

Hora da brincadeira! Veja 8 atividades para fazer com seu filho de 1 ano

4 dicas para tornar a brincadeira com a família em um momento de aprendizado