Criança

Brincadeiras de Carnaval: 9 dicas para divertir as crianças e deixar o feriado ainda mais animado

As brincadeiras de Carnaval também podem ser um momento para reconectar a família - Freepick
Freepick

Publicado em 14/02/2023, às 05h23 - Atualizado em 09/02/2024, às 10h01 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Com o feriado de Carnaval prestes a começar, quem tem criança sabe que precisa se planejar, já que serão vários dias em casa. Se você não pensa em sair para curtir a folia na rua, não se preocupe! É possível deixar esse período de “folga” ainda mais divertido com um pouco de criatividade: as brincadeiras são ótimas opções que podem reunir toda a família e fortalecer ainda mais os vínculos.

As brincadeiras de Carnaval também podem ser um momento para reconectar a família (Foto: Freepick)

Não ir na rua, não é um impedimento de curtir o Carnaval! Com isso, separamos 9 brincadeiraspara fazer em casa e curtir cada momento do feriado ao lado da família. São quatro dias para se divertir com aquela bagunça organizada e folia. Confira abaixo cada uma das dicas:

1. Pular corda

Cordas de pular podem fazer aqueles pequenos músculos se moverem – e oferecem alguns exercícios cardiovasculares. Seu filho pode dominar truques de pular corda por conta própria ou pode recrutar irmãos para jogos com várias pessoas, como Double Dutch.

2. Amarelinha

A amarelinha não só requer bastante salto que exerce energia, mas também fortalece o equilíbrio, o ritmo, o controle corporal e o desenvolvimento cognitivo. Descubra como jogar e aprenda cinco variações divertidas aqui.

3. Revirando o baú

Chegou a hora dos pais relembrarem as brincadeiras da época deles. Bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, banco imobiliário… Segundo Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e fonoaudióloga, as crianças tem muito interesse em saber como os pais eram quando criança. Assim, ao mesmo tempo em que os pais tem a oportunidade de ter uma lembrança gostosa da época de infância, os filhos criarão uma conexãomuito forte.

4. Imaginação no comando

Sabe aquela caixa de papelão sem uso e jogada na dispensa de casa? Você tem um grande aliado para a diversão em família e nem sabia! Com um pouco de cor, traços e, lógico, criatividade, ela pode ser transformada em avião, carro, casa, ou quem sabe um trio elétrico?. O mesmo vale para as revistas e gibis antigos. Essas folhas podem virar aviões de papel ou barcos à vela com simples dobraduras. A largada será dada e, pelos ares ou pelas águas, a família vai fazer suas apostas para os vencedores das corridas e a diversão será garantida!

5. Caça ao tesouro

Os pais podem esconder pequenos objetos e tesouros no jardim ou pela casa e depois desenhar um mapa com instruções para as crianças. Você pode até esconder o mapa em algum lugar da casa e permitir que seus filhos o encontrem enquanto fazem a cama ou guardam os brinquedos.

Saiba como deixar o feriado de Carnaval ainda mais divertido (Foto: shutterstock)

6. Acerte a lata

Esta atividade familiar ao ar livre precisa de pelo menos quatro pessoas. A criança que é o pegador começa chutando a lata e contando até 10 enquanto os outros jogadores se escondem. O chutador coloca a lata na posição vertical e grita: “Pronto ou não, aí vou eu”. Então ele procura os outros jogadores. Ao encontrar um, grita o nome do jogador e a leva de volta para a lata, tentando ser o primeiro a derrubá-lo. Se o pegador falhar, o jogo recomeça. Se ele acertar, o jogador capturado fica do lado da lata enquanto o pegador procura as outras pessoas. Os outros jogadores podem tentar liberar todos os jogadores para se esconderem novamente chutando a lata sem que o pegador os veja. O jogo termina quando todos forem capturados.

7. Passa anel

Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.

8. Crie seu próprio baile de Carnaval

Chame as crianças e solte a imaginação para decorar a própria festa. Para isso, escolha uma playlistlegal, invista nas fantasiase se programe para acompanhar os bloquinhos de Carnaval online. Já separa o confete e a serpentina e se prepare para se divertir muito!

9. Coloque a mão na terra

Que tal apostar no paisagismo como uma atividade diferente? Além das crianças aprenderem sobre a importância da responsabilidade social e o cuidado com a natureza, plantar também é um momento de cumplicidade entre a família. Para isso, o kit Pequenos Jardins de Carnaval da Pequenos Jardins traz mudas de hortelã, manjericão pimenta, alecrim e capim limão para colocar as mãos na massa (literalmente!). Se fosse juntar frutas vermelhas e desidratadas, além de anis e canela em pau, como recomenda a proprietária da marca, Bia Novaes, é possível criar sucos deliciosos com as ervas. “Dá para fazer drinks e também um chá gelado. O importante é fazer a folia em casa e esperar ano que vem para poder comemorar”.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Reynaldo Gianecchini fala sobre experiência de viver pai nas telonas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Reynaldo Gianecchini fala sobre chegada de filho aos 51 anos: "Vou ser um ótimo pai"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais