Criança

Cães voluntários visitam Hospital do Câncer no Mato Grosso e fotos bombam na internet

Animais auxiliam na terapia de crianças

Cinthia Jardim

Cinthia Jardim ,filha de Luzinete e Marco

(Foto: iStock)

É muito importante doar amor e carinho em momentos delicados nas atividades sociais. Por isso, os voluntários levam alegria ao Hospital do Câncer de Mato Grosso (Hcan) com cães que auxiliam na terapia de crianças. Cinco cachorros visitam o local às quartas-feiras, no período da manhã, e os pequenos demonstram entusiamo ao brincarem com os animais. O projeto existe na unidade há mais de um ano e a cada semana, um cão diferente diverte as crianças do hospital.

Cleuza Pereira da Silva, coordenadora dos voluntários, contou em entrevista ao G1 que programa surgiu depois da visitação feita ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), em São Paulo. “Eles trazem muita felicidade para as crianças. É muito encantador. O dia em que eles estão aqui é de muita alegria, você vê a felicidade no sorriso das crianças”, relata Cleuza ao portal.

A única raça permitida no projeto é a Golden Retriever, por terem um comportamento mais dócil e calmo. Para serem cadastrados, é necessário serem adestrados e vacinados, usarem sapatilhas para evitar contaminação no local, estarem banhados e tosados um dia antes das visitas e também terem as unhas cortadas para que não hajam ferimentos às crianças. “É muito lindo você ver eles chegando e as crianças querem tocar nele, é muito emocionante. Tem um paciente que abraça o cachorro e fala que o sonho dele é ser veterinário”, conta Cleuza.

Animais levem alegria às crianças do hospital (Foto: iStock)

Luciana Melo, uma das voluntárias, é tutora de Sun, de 4 anos, e participa do projeto desde que foi criado no hospital. Ela contou em entrevista que a sociedade e alguns médicos possuem certo preconceito do animal ficar no hospital por não terem muita informação sobre o assunto. “Tem gente que tem medo do cachorro ficar com a criança. De acontecer alguma coisa, de transmitir doença. Ele não entra na UTI, ele vai só no quarto, quando tem autorização”, afirma ao R7. “Os goldens amam crianças. Ele se diverte. E elas também. Gentileza gera gentileza. Doe amor!”, completa.

Para os interessados em se voluntariar, os donos de Golden podem entrar em contato pelo telefone (65) 9259-3002, .com a coordenadora do projeto. Há também vagas de voluntariado para outras áreas do hospital

Leia mais:

Estudo prova que os gatos imitam o comportamento dos donos

6 melhores raças de cachorro para quem tem criança pequena

Cachorro na família? Saiba como educar o pet e proteger seu filho de mordidas