Câmara toma decisão sobre o uso de cadeirinha para transportar crianças de até 10 anos
A Câmara dos Deputados aprovou um texto-base para um projeto de lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro
Resumo da Notícia
- Nesta terça-feira, 23 de junho, A Câmara dos Deputados aprovou um texto-base para um projeto de lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro
- Muitas questões foram abordadas inclusive a questão que envolvia a obrigatoriedade do uso da cadeirinha
Nesta terça-feira, 23 de junho, A Câmara dos Deputados aprovou um texto-base para um projeto de lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Muitas questões foram abordadas inclusive a questão que envolvia a obrigatoriedade da cadeirinha.
O texto propõe que a multa para quem transportar crianças, de até 10 anos ou que ainda não atingiram 1,45 m de altura, sem a cadeirinha continue sendo aplicada. A infração será caracterizada como gravíssima.
Antes, o texto do governo propunha, a cadeirinha obrigatória para crianças até 7 anos de idade e a união era apenas uma advertência por escrito, não havia multa.
O deputado Juscelino Filho deixou claro que: “A estrutura de crianças até essa idade ainda está em fase de desenvolvimento e, portanto, seus ossos e órgãos são mais frágeis que os de um adulto. Além disso, especialistas afirmam que crianças com idade inferior não tem a destreza suficiente para sustentar-se adequadamente na garupa dos veículos de duas rodas. A medida equipara todas as idades mínimas em 10 anos: para que a criança seja transportada no banco dianteiro ou em motocicleta e para que utilize dispositivo de retenção”.