Criança

Caso do MAM ganha dimensão catastrófica com proposta de fechamento do museu

Mais de 80 mil pessoas já assinaram a favor do fechamento do museu

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Foto: (Divulgação/MAM)

Foto: (Divulgação/MAM)

No momento em que este texto está sendo escrito, terça-feira, 3 de outubro, 15h, 85.672 pessoas haviam assinado petição para fechamento do MAM ( Museu de Arte Moderna de São Paulo) por causa da performance artística “La Bête”, em que um homem nu deitado pode sofrer interação do público. O conflito foi deflagrado quando uma menina, por volta de 5 anos, tocou a perna e a mão do artista. Ou seja, o ponto é a relação entre pais e filhos. Tentar levar a discussão de acerto ou erro do caso para fechamento de um museu é de falta de ponderação e bom senso completamente descabidos.

Pais&Filhos entende que na situação em que uma criança recebe aval para tocar uma pessoa nua a decisão era/é de um adulto. A orientação tem que partir do pai e da mãe. Isso é educação.

O museu não é eximido de responsabilidade social, claro. Já se manifestou apontando que há classificação indicativa de idade na entrada da amostra. Se deveria impedir o acesso de criança e a interação é OUTRA discussão.

Mas a proposta de fechar um museu por ter abrigado uma situação como essa é a real falta de educação.

 

Pais&Filhos é contra a censura. Se você não quer ver algo, simplesmente não vá e não fique fazendo campanha para fechamento de espaços culturais.

 

Leia também:

A responsabilidade é nossa! Que pais expõem uma criança a uma situação como da exposição no MAM? 

Sempre alerta: lugar de bebê conforto é no chão!

Criança interage com homem nu em exposição no MAM e vídeo causa revolta

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não