Criança

Com Vinicius Campos e Tiago Abravanel, nova série da Disney fala sobre diversidade e respeito às diferenças

Os atores contaram como foi a experiência de viver os personagens e o que tiraram de lição para a vida em entrevista exclusiva à Pais&Filhos

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Vinicius Campos e Tiago Abravanel na coletiva de imprensa da série Nivis (Foto: Divulgação)

A Disney Junior lança no dia 20 de julho, às 18h, a nova série ‘Nivis, Amigos de Outro Mundo’. Vinicius Campos, pai de Milagros, Alfredo e Pablo, e Tiago Abravanel, filho de Cintia e Paulo, interpretam personagens protagonistas na história.

Esta é a primeira produção do canal que combina live-action com animação em 3D. A série conta a história dos Nivis, família que veio do planeta Nivilux e para na terra durante uma aterrissagem forçada. A nave das criaturas de outro mundo cai bem no quarto de Felipe (Vinicius Campos), escritor e desenhista que vive com a filha, Isabella, na casa do pai, Amadeo. Até que eles consigam retornar para casa, começam a se relacionar com a família humana que conheceram.

É claro que acontecem conflitos e confusões, mas é justamente isso que a história trata: aprender a conviver com a diversidade e respeitar as diferenças. De acordo com Vinicius, é uma série para assistir em família. Leia a entrevista que fizemos com ele e Tiago Abravanel:

Como foi a experiência de vocês com esse novo projeto?

Vinicius: Para mim foi um processo superlongo, começamos o projeto há 5 anos. Junto com a Disney, desenvolvemos a série Nivis. O primeiro roteiro levou 3 anos de desenvolvimento. O projeto tem base na diversidade e a ideia é usar isso como base para produzir um conteúdo e discurso de amor onde toda a criança que assistir se sinta acalmada. É uma série para assistir com toda a família e se emocionar.

Tiago: Infelizmente não tive o prazer de estar desde o comecinho nesta criação, mas dar voz a este personagem (o pai da família Nivis) foi incrível. Eu já tive contato com a dublagem, mas é a primeira vez que participo de uma série. Baldo é um pai de família que é como Felipe, divertido, erra e se diverte com o seu filho que apesar de ser de outro mundo tem as suas características que chegam a divertir e ensinar. Percebi que ele também está disponível para conhecer outro mundo.

Vocês acreditam que é importante a criança aprender desde cedo sobre diversidade?

Vinicius: Sempre falo que não acho que a gente ensina a diversidade, as crianças já sabem. O que elas precisam saber é que podem ser como são, a sociedade e a família precisa passar confiança para os filhos. Porque no futuro eles serão adultos seguros e felizes. Hoje em dia temos pessoas inseguras e infelizes.

Tiago: Também acredito que não existe a necessidade de ensinar isso para a criança. A série apresenta diversas situações e mostra maneiras de lidar com aquilo. Eu acho que neste caso, a criança é quem pode ensinar o pai que está em casa.

Vinicius Campos interpreta Felipe e Tiago Abravanel faz Baldo na nova série da Disney: Nivis (Foto: Divulgação)

Quais são as principais lições que a série traz para as crianças?

Vinicius: Quando a gente começou a pensar de falar de diversidade, percebemos que a gente precisava de uma família de outro mundo. A gente não conseguiria atingir as pessoas se só trabalhássemos com os seres humanos. Respeito às diferenças é saber lidar com uma pessoas de outro mundo. Conseguimos mostrar que é possível viver em harmonia. A série também mostra o papel do pai que é presente e participa da educação da filha. Acho legal que os pais que assistem com as crianças possam se ver na tela e ser respeitados. Eles têm uma função importante na educação da criança e trazem um benefício enorme para a sociedade.

Tiago: Acho que a série traz de uma maneira muito divertida a questão de ter uma família de outro mundo e a outra não ser convencional. O pai com uma filha e um pai mais velho. Eu acho que o convívio com esse universo é tratado de uma maneira divertida e muito sensível, traz amor e percepção. A criança entende de uma maneira muito natural. Os adultos vão se surpreender.

Vocês aprenderam participando?

Vinicius: Existe uma personagem que chama Betina e para interpretá-la queríamos uma atriz com síndrome de Down. Valentina, a menina que escolhemos, fez vários testes e foi incrível. Tivemos que transformar todo o ambiente para receber a Valentina com amor. A maquiagem dela é diferente porque tem a pele é mais sensível, por exemplo. Diversidade é quando a gente sai da nossa zona de conforto e tem amor e respeito ao outro. Não é você dar tudo para todo mundo. É dar o que cada um precisa. Ela conseguiu contracenar em frente a uma equipe de 60 pessoas e lidou com a tecnologia. Essa deu uma lição de amor para todos nós. Quando ela estava se maquiando e alguém dizia que ela estava linda, Valentina sempre respondia: ‘Sempre fui linda, eu sou linda’. Eu acho que esse foi meu grande aprendizado.

Tiago: Não tive essa oportunidade, mas ao mesmo tempo me sinto muito honrado da minha voz fazer parte de uma série que vai trazer outra cara para o universo infantil de teledramaturgia. Espero muito que a gente tenha várias temporadas.

O que você e o seu personagem têm em comum?

Tiago: Eu sou bem sensível como o Baldo. Não tão levado (risos). Ele tem uma coisa de entusiasmo que eu gosto bastante.

Vinicius: Acho que o que mais me pega com o Felipe é a paternidade. Ele me pegou nesse processo. A paternidade que ele mostra na pele. Ninguém precisou me ensinar como interpretar um pai, porque eu estava vivendo isso. Esses tons que temos que aprender como pais para chegar ao coração dos nossos filhos. Eu e o Felipe temos essa vida.

Vinicius Campos com o marido e os filhos (Foto: Arquivo pessoal)

Família é tudo?

Tiago: Eu acredito que é a base. É um caminho para entender que a gente pode encontrar pessoas que não necessariamente têm o mesmo sangue, mas são parte da nossa família.

Vinicius: Quando penso como pai, a minha família é tudo, porque ocupa todo o meu tempo. Por mais que eu tenha as coisas para fazer, o meu pensamento está com eles. Educar é tão desafiador que hoje meus três filhos e marido ocupam o meu tudo.

Vinicius Campos com o marido e os filhos (Foto: Arquivo pessoal)

Assista à uma entrevista exclusiva com os atores e produtores de Nivis:


Leia também:

Vinicius Campos, do Disney Channel, fala sobre seu novo livro e a adoção de três crianças

Livro do dia: Vinicius Campos conta Grimm

De olho nas férias: 3 passeios diferentes na Disney que não envolvem os parques