Criança

Começar Libras: Alunos do fundamental criam aplicativo para ensinar a linguagem de sinais

A Escola Municipal Arnaldo Grin, em Novo Hamburgo, investiu na inclusão

Maria Luiza Cardone

Maria Luiza Cardone ,Filha de Carla e Luiz

Alunos criam app para ensinar libras (Foto: Reprodução)

Estudantes do quarto ano do fundamental do ensino público criaram um aplicativo de celular para ensinar libras. A Escola Municipal Arnaldo Grin, localizada no sul do país, em Novo Hamburgo, no Rio Grande de Sul, criou o projeto com intuito de ensinar a inclusão aos pequenos.

A escola começou a receber alunos surdos-mudos, no intuito de estabelecer comunicação com os novos estudantes, as crianças começaram a colocar cartais com gestos e seus significados na parede. Logo após essa atitude, os alunos criaram o aplicativo de celular.

Por iniciativa própria, pequenos desenvolvedores de 9 a 11 anos de idade programaram o app. O trabalho foi supervisionado pela professora Clarissa Paz de Menezes, que percebeu a melhora na comunicação entre os estudantes e também no desempenho escolar dos alunos de inclusão.

Alunos criam app para ensinar libras (Foto: Reprodução/Marco Favero / Agência RBS)

“Começar Libras” interage com os usuários através de jogos de memórias e quiz. O aplicativo também traz o alfabeto em libras e nas primeiras fases, ensina as principais palavras do ambiente escolar, como “estudar”, “aprender”, “ler”, “escrever” e “desenhar“.

“A atividade envolveu toda a escola, porque, primeiro, eles aplicaram um questionário às outras turmas, para saber se o aplicativo teria boa aceitação. Agora, toda a comunidade escolar está se alfabetizando em libras com o trabalho deles”, conta a vice-diretora Aline Schtscherbyna.

O desenvolvimento envolveu todos os 25 alunos, divididos em grupos: enquanto uns programavam na plataforma, outros trabalhavam na pesquisa. Os ajustes finais de programação eram feitos pela professora.

O projeto abriu espaço para a turma concorrer à feira de ciências municipal, tendo destaque na colocação final da competição.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Duda Nagle aparece se divertindo com Zoe em momento íntimo: “Bolotinha de gente”

Zoe aparece vestida de sereia e foto bomba na internet

Zoe não deixa Sabrina Sato se maquiar o vídeo é de morrer de rir