Criança

Como deixar mais fácil a hora de colocar o seu filho para dormir

Pequenas atitudes podem facilitar a sua vida

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Dormir por tempo suficiente é essencial para o desenvolvimento e crescimento da criança, sem nem mencionar o emocional. Estudos revelaram que as crianças que são privadas do sono se machucam mais facilmente, ficam doentes com maior frequência e as notas caem – assim como o humor. Tente essas seis estratégias para deixar tudo mais fácil na sua casa.

Observe o consumo de comida e água

Refeições grandes podem tornar o sono mais difícil, então dê ao seu filho algum tempo entre o jantar e a hora de dormir para a digestão. Certifique-se de que o seu filho fique longe de doces antes de deitar e não ingira nada com cafeína seis horas antes de ir para a cama.

Paz e tranquilidade

Evite atividades estimulantes depois do jantar. Essa não é a hora de jogar bola ou qualquer coisa barulhenta. Essa hora é para relaxar, cantar e ouvir músicas ou conversar sobre o dia.

Avise antes

Deixe que o seu filho saiba que a hora de dormir está chegando, mesmo que esteja uma hora ou cinco minutos distante. Isso o deixa avisado e permite que ele termine qualquer tarefa que esteja fazendo.

Transforme o quarto em um lugar que ele goste

O quarto do seu filho deve ser um lugar de conforto, alegria e relaxamento, onde ele queira passar um tempo. A temperatura deve ser confortável e as roupas e cobertores não podem restringir os movimentos.

Sem televisão ou computadores

Estudos mostraram que crianças que têm televisões e computadores nos quartos tendem a dormir menos do que aquelas que não têm. A melhor solução é remover esses eletrônicos dos quartos, mas caso isso não seja possível, coloque um horário restrito para o uso.

Estabeleça uma rotina noturna

Crie uma rotina que seja agradável e que a sua criança associe com o horário de dormir. Ela deve ser um pouco maleável, com uma variação de 20 ou 30 minutos e pode envolver elementos que você e o seu filho classifiquem como importantes (banho, história, deitar abraçados, luzes apagadas, etc). Livros relaxantes oferecem um bom caminho para estabelecer o clima e mostrar para o seu filho o valor da leitura.

Leia também:

Quanto tempo meu filho precisa dormir? Veja tabela para cada fase

12 dicas para te ajudar na hora de colo