Como jogar amarelinha: aprenda as regras básicas e 5 variações para se divertir no Dia das Crianças

As crianças também podem seguir as regras tradicionais ou criar sua própria variação divertida. Veja como jogar amarelinha de várias maneiras diferentes

Resumo da Notícia

  • As crianças também podem seguir as regras tradicionais ou criar sua própria variação divertida
  • Aprenda como jogar o jogo tradicional
  • Também separamos variações para garantir a diversão em casa!

Não é de admirar que a amarelinha faz sucesso até hoje! A brincadeira de infância não requer nada mais do que giz e um pequeno objeto, além de poder ser jogado sozinho ou com várias pessoas. As crianças também podem seguir as regras tradicionais ou criar sua própria variação divertida. Veja como jogar amarelinha de várias maneiras diferentes.

-Publicidade-

Como você joga amarelinha?

Se seus filhos são novos na amarelinha, ensine-lhes as regras clássicas. Você pode usar o diagrama da amarelinha descrito abaixo das instruções para se inspirar. Existem muitas formas de curtir essa brincadeira que é mega antiga e que pode tornar o Dia das Crianças ainda mais divertido e especial.

Aprenda a jogar amarelinha de formas diferentes!
Aprenda a jogar amarelinha de formas diferentes para se divertir durante o Dia das Crianças! (Foto: iStock)

1. Desenhe um diagrama tradicional de amarelinha. (Giz é melhor para asfalto e pavimentação ao ar livre. Se você estiver jogando dentro de casa, use fita isolante ou de pintura.)

2. Jogue uma pequena pedra, galho, saquinho de feijão ou outro marcador no primeiro quadrado. (Se cair em uma linha, ou fora do quadrado, você perde sua vez. Passe o marcador para o jogador seguinte e aguarde sua próxima jogada.)

3. Pule com um pé no primeiro quadrado vazio e, em seguida, em cada quadrado vazio subsequente. Certifique-se de pular aquele em que seu marcador está.

4. Nos pares (4-5 e 7-8), pule com os dois pés.

5. Aos 10, salte com os dois pés, vire-se e volte para o início.

6. Quando você alcançar o quadrado marcado novamente, pegue o marcador – ainda em um pé! – e conclua o curso.

7. Se você terminou sem erros, passe o marcador para o próximo jogador. Em sua próxima jogada, jogue o marcador para o próximo número.

8. Se você cair, pular fora das linhas ou perder uma casa ou marcador, você perde sua vez e deve repetir o mesmo número na próxima jogada. Quem chegar primeiro ao 10, vence.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e se você ainda não encontrou o presente perfeito para o seu filho, a Pais&Filhos fez uma seleção especial de produtos no site da Amazon para você se inspirar, tem opções para todos os gostos e bolsos também. Dá uma olhada AQUI e arrase na escolha!

Brincar de amarelinha traz vários benefícios para o desenvolvimento do seu filho
Brincar de amarelinha traz vários benefícios para o desenvolvimento do seu filho (Foto: reprodução / Pinterest)

5 variações divertidas de amarelinha

Procurando por novas maneiras de jogar? Esses cinco jogos divertidos de amarelinha tornam as coisas mais desafiadoras.

1. Contra o tempo: Defina o cronômetro para 30 segundos. Cada jogador deve completar o percurso dentro do prazo para prosseguir. Se você entrar na prorrogação, perderá sua vez.

2. Assine na linha: Em vez de jogar a pedra em ordem numérica, jogue-a em qualquer quadrado. Quando você completar uma jogada bem-sucedida, coloque as iniciais no quadrado onde seu marcador caiu e passe para o próximo jogador. O jogo termina quando todos os espaços forem rubricados. A pessoa com mais quadrados marcados vence.

3. Chute: tente chutar o marcador de um espaço para outro – com o pé saltitante – conforme você pula pelo curso.

4. Categorias de nomes: identifique cada quadrado de amarelinha com o nome de uma categoria (livros, animais, coberturas de pizza, sobremesas, etc.). Quando você pula em um quadrado, você deve gritar um item na categoria designada. Se você pousar em coberturas de pizza , por exemplo, poderá dizer calabresa, cogumelos, azeitonas, salsicha, pimentão ou bacon. Você perde a sua vez se não conseguir pensar em um item dessa categoria ou se repetir o item de outro jogador.

5. Reorganizar os quadrados: você não precisa desenhar o curso tradicional de amarelinha. Pesquise novas ideias online ou faça um brainstorming de novos cursos.