Publicado em 04/10/2023, às 12h21 - Atualizado às 13h17 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Não é de admirar que a amarelinhafaz sucesso até hoje! A brincadeira de infâncianão requer nada mais do que giz e um pequeno objeto, além de poder ser jogado sozinho ou com várias pessoas. As crianças também podem seguir as regras tradicionais ou criar sua própria variação divertida. Veja como jogar amarelinha de várias maneiras diferentes.
Se seus filhos são novos na amarelinha, ensine-lhes as regras clássicas. Você pode usar o diagrama da amarelinha descrito abaixo das instruções para se inspirar. Existem muitas formas de curtir essa brincadeira que é mega antiga e que pode tornar o Dia das Crianças ainda mais divertido e especial.
1. Desenhe um diagrama tradicional de amarelinha. (Giz é melhor para asfalto e pavimentação ao ar livre. Se você estiver jogando dentro de casa, use fita isolante ou de pintura.)
2. Jogue uma pequena pedra, galho, saquinho de feijão ou outro marcador no primeiro quadrado. (Se cair em uma linha, ou fora do quadrado, você perde sua vez. Passe o marcador para o jogador seguinte e aguarde sua próxima jogada.)
3. Pule com um pé no primeiro quadrado vazio e, em seguida, em cada quadrado vazio subsequente. Certifique-se de pular aquele em que seu marcador está.
4. Nos pares (4-5 e 7-8), pule com os dois pés.
5. Aos 10, salte com os dois pés, vire-se e volte para o início.
6. Quando você alcançar o quadrado marcado novamente, pegue o marcador – ainda em um pé! – e conclua o curso.
7. Se você terminou sem erros, passe o marcador para o próximo jogador. Em sua próxima jogada, jogue o marcador para o próximo número.
8. Se você cair, pular fora das linhas ou perder uma casa ou marcador, você perde sua vez e deve repetir o mesmo número na próxima jogada. Quem chegar primeiro ao 10, vence.
O Dia das Crianças está chegando e se você ainda não encontrou o presente perfeito para o seu filho, a Pais&Filhos fez uma seleção especial de produtos no site da Amazon para você se inspirar, tem opções para todos os gostos e bolsos também. Dá uma olhada AQUI e arrase na escolha!
Procurando por novas maneiras de jogar? Esses cinco jogos divertidos de amarelinha tornam as coisas mais desafiadoras.
1. Contra o tempo: Defina o cronômetro para 30 segundos. Cada jogador deve completar o percurso dentro do prazo para prosseguir. Se você entrar na prorrogação, perderá sua vez.
2. Assine na linha: Em vez de jogar a pedra em ordem numérica, jogue-a em qualquer quadrado. Quando você completar uma jogada bem-sucedida, coloque as iniciais no quadrado onde seu marcador caiu e passe para o próximo jogador. O jogo termina quando todos os espaços forem rubricados. A pessoa com mais quadrados marcados vence.
3. Chute: tente chutar o marcador de um espaço para outro – com o pé saltitante – conforme você pula pelo curso.
4. Categorias de nomes: identifique cada quadrado de amarelinha com o nome de uma categoria (livros, animais, coberturas de pizza, sobremesas, etc.). Quando você pula em um quadrado, você deve gritar um item na categoria designada. Se você pousar em coberturas de pizza , por exemplo, poderá dizer calabresa, cogumelos, azeitonas, salsicha, pimentão ou bacon. Você perde a sua vez se não conseguir pensar em um item dessa categoria ou se repetir o item de outro jogador.
5. Reorganizar os quadrados: você não precisa desenhar o curso tradicional de amarelinha. Pesquise novas ideias online ou faça um brainstorming de novos cursos.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês
Família
Tataravó se emociona ao conhecer primeira menina nascida na família em 75 anos