Coronavírus: Rio de Janeiro decreta férias em todas as escolas do estado

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou uma medida que antecipa as férias escolares do estado a partir de segunda-feira (16) pelos próximos 15 dias

Todas as escolas do estado terão férias de 15 dias a partir da próxima segunda-feira (16), para evitar que os estudantes sejam vetores para o alastramento do vírus (Foto: Getty Images)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou um decreto na tarde desta sexta-feira (13) com uma série de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

-Publicidade-

As principais medidas são a suspensão de todos os eventos públicos —incluindo manifestações e comícios— e a antecipação das férias em todas as escolas públicas e privadas do estado.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado pelo governador em suas redes sociais. Todas as escolas do estado terão férias de 15 dias a partir da próxima segunda-feira (16), para evitar que os estudantes sejam vetores para o alastramento do vírus. A medida será reavaliada em duas semanas.

-Publicidade-

“O vírus se transmite muito rapidamente em aglomerações, e se evitarmos as aglomerações, não teremos uma crise aguda. E assim poderemos ter condições de tratar aqueles que foram infectados (…) Após uma reunião, eu determinei a criação de um gabinete de crise para monitorar o que está acontecendo e dar assistência à população”, explicou.

De acordo com o governador, as medidas terão o objetivo de evitar que a contaminação se propague muito rapidamente. “Para evitar que o contágio se prolifere de forma muito rápida, tomamos a decisão de suspender as aulas, antecipando o recesso, que são as férias escolares. Vamos antecipar as férias escolares a partir de segunda-feira (16) pelos próximos 15 dias e vamos avaliar se há necessidade de prorrogar por mais 15 dias (…) As escolas públicas e as escolas privadas vão antecipar as férias” ressaltou.

Sobre os eventos públicos, o governador também afirmou que a suspensão valerá inclusive para eventos que já foram autorizados. “Também estou determinando, pelo prazo de 15 dias, a realização de eventos e atividades serão suspensas, ainda que previamente autorizadas. A suspensão será para atividades que envolvam a aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, shows, feiras, eventos científicos, comícios e passeatas em local aberto ou fechado”, disse.

Como prevenir o coronavírus

A transmissão do coronavírus é feita através da mucosa oral, do nariz e dos olhos. Por isso, os especialistas recomendam os mesmos cuidados tomados com doenças respiratórias para evitar o contágio pelo vírus: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

Confira mais dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:

  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Sono em dia: criar uma rotina e respeitar o corpo é fundamental para fortalecer o organismo.

-Publicidade-