Criança machuca pescoço em lança de portão e precisa ser levada às pressas para hospital

O caso, que aconteceu em Poá, região metropolitana de São Paulo, deixou um menino de 12 anos machucado após a tentativa de pular um muro

Resumo da Notícia

  • Um menino de 12 anos se machucou enquanto pulava um muro
  • O caso aconteceu em Poá, região metropolitana de São Paulo
  • Ele precisou ser socorrido e foi levado ao Hospital das Clínicas, na capital

Na tarde da última quarta-feira, 16 de junho, uma criança de 12 anos acabou sofrendo um acidente enquanto pulava um portão. O menino teve o pescoço perfurado por uma das lanças e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

-Publicidade-

Assim que chegou ao local, a equipe explicou que a criança estava, provavelmente, tentando pular o muro. Após o acidente, ele precisou ser intubado e levado pelo Águia-21, o helicóptero da Polícia Militar, até o Hospital das Clínicas, na capital de São Paulo.

Até o momento, não se sabe o estado de saúde da criança, que segue internada no hospital. Em caso de emergências ou acidentes domésticos, as famílias podem liar para o 193 (corpo de bombeiros), 190 (polícia militar), ou ainda para o 192 (Samu).

Os bombeiros acreditam que o menino acabou se machucando enquanto pulava um muro (Foto: Shutterstock)

De olho nos acidentes domésticos

No mundo inteiro, cerca de 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, segundo a Safe Kids Worldwide. Dentre as principais causas no Brasil que mais possuem números de internações, é possível notar que na faixa etária de 0 a 14 anos são as quedas e queimaduras, de acordo com a ONG Criança Segura. Mas, felizmente, do ano 2000 até 2018, esse número já caiu pela metade e possui tendência em continuar sendo reduzido. A boa notícia é que com o apoio da família, dá para mudar esse cenário. Por isso, é essencial redobrar a atenção dentro e fora de casa.

O que fazer se a criança cair e se machucar

Se a queda for em um ambiente domiciliar em uma altura menor do que 90 centímetros, a pediatra explica que não costumam causar grandes contusões. Mas, se for notado sinais como irritabilidade, sonolência, vômitos ou dor intensa, procure atendimento médico imediatamente.

Se não houver uma fratura no local do machucado, aplique gelo no local e observe se o inchaço ou dor ao movimentar acontece. Se houver qualquer tipo de corte, o recomendado é lavar com água corrente. Caso haja sujeira no local, como areia ou terra, por exemplo, faça uma compressão com panos limpos enquanto se dirige ao pronto-socorro para avaliar se há necessidade de sutura e/ou exames de imagem. Em casos de acidentes graves, ligue para o serviço de emergência imediatamente. Veja como lidar em outros casos de acidentes domésticos.