Criança trans consegue alterar o nome no RG e mãe desabafa: “Sempre vai ter uma luta”

Iris de 9 anos não se identifica com o próprio corpo desde os 3 anos e a mãe comemorou a conquista da filha nas redes sociais

Resumo da Notícia

  • Uma menina trans de 9 anos conseguiu ter o nome social no RG
  • A mãe da menina comoveu a internet com a história
  • O caso aconteceu em Jundiaí, São Paulo
Mãe de criança trans comemora a conquista do nome social da filha (Foto: Getty Images)

No último dia 15 de janeiro, uma mãe comemorou a retirada do RG com nome de nascimento e nome social que a filha trans de 9 anos conseguiu ter na cidade de Jundiaí, São Paulo.

-Publicidade-

A menina Iris conseguiu ter seu direito reconhecido por lei e demonstrou estar muito feliz realizando esse sonho. A mãe da criança publicou em um rede social uma foto e celebrou a luta da filha que desde os 3 anos já não se identificava com o corpo.

A mãe da criança viralizou na internet depois de compartilhar a história da filha e comover as pessoas pedindo respeito para as crianças trans. “Iris desde os três anos sabia que algo não estava de acordo. Imaginem uma criança aos três aninhos de idade já saber qual sua identidade e que ela não está de acordo com o que seu corpo representa?! Ela já sabe que há uma luta, que houve outras tantas antes de ela chegar até aqui, que virão mais, ela só tem 9 anos e total consciência. Ela só quer ser criança, brincar e ser livre, com a roupa que ela quiser, com a cor que ela quiser, com o nome que a representa. O atendimento no Poupatempo de Jundiaí foi incrível, eles foram de uma atenção e carinho sem tamanho”,escreveu a mãe na legenda da foto. 

-Publicidade-
Menina trans de 9 anos consegue nome social no RG (Foto: Reprodução/ Facebook)

De acordo com o G1, desde agosto de 2019, os postos do Poupatempo em São Paulo passaram a entregar um novo modelo de RG, que permite a inclusão de documentos e do nome social, que não há necessidade de alteração no registro civil. A atendente do Poupatempo, Jessyca Dias que também é trans, ajudou Iris e ficou muito feliz pela conquista da menina e ainda publicou uma foto ao lado dela.

-Publicidade-