Criança

Crianças com doença rara ganham cadeiras de rodas diferentes e vídeo emociona

Todo o dinheiro é arrecadado por uma vaquinha online

Cinthia Jardim

Cinthia Jardim ,filha de Luzinete e Marco

Mais de 100 crianças estão na fila (Foto: reprodução / Razões para Acreditar)

A Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Apraespi) conseguiu 30 exemplares de uma cadeira de rodas especial para as crianças com mielomeningocele poderem brincar. A ação contou com a ajuda de uma vaquinha online.

Há uma fila de espera com mais de 100 crianças: “Infelizmente tivemos que fechar a lista de espera, pois já temos muitas famílias carentes na espera. Nossa ideia é assim que zerarmos essa lista, iniciaremos outra. Quanto mais verba, mais cadeiras!”, afirmou a instituição ao site Razões para Acreditar.

O objeto que se chama “Cadeira Brincadeira”, e atenderá crianças de até 5 anos. “Conseguimos 30 exemplares, que já foram doados para as crianças e agora estamos com uma fila de mais de 100 pessoas. Precisamos da doação para conseguir fabricá-las e entregá-las sem custo algum para suas famílias. Com o valor dessa vaquinha conseguiremos fabricar essas cadeiras“, relatou.

As cadeiras de roda são fabricadas a partir do dinheiro arrecadado por uma vaquinha (Foto: reprodução / Razões para Acreditar)

A cadeira permite que as crianças fiquem sentadas com a coluna na posição correta, para evitar complicações. Ela também promove “o dinamismo e a facilidade ao se locomover”, explicou a fisioterapeuta da instituição, Irma Oliveira. A associação fica no ABC Paulista, em São Paulo, mas a lista de espera conta com famílias de vários estados do Brasil.

Sabrina Blanco, mãe de uma das crianças que foi beneficiada com a cadeira, contou que a experiência da menina tem sido muito gratificante: “Essa cadeirinha foi a liberdade para a minha filha. Com a cadeira ela faz tudo que não fazia antes e nós só temos a agradecer a doação pela liberdade da minha filha”.

Leia também:

Menina de 10 anos com doença óssea rara dança hip hop em cadeira de rodas

Ticiane Pinheiro mostra como está seu pé após aparecer de cadeira de rodas

Menino realiza sonho do amigo ao juntar dinheiro para comprar uma cadeira de rodas

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: