Crianças fazem pinturas criativas em bueiros para alertar adultos sobre descarte de lixo

A ideia de tornar o mundo melhor para as próximas gerações, está sendo colocada em prática por essas crianças, que estão fazendo pinturas nos bueiros para alertar os adultos sobre o descarte de lixo

Resumo da Notícia

  • A ideia de tornar o mundo melhor para as próximas gerações, está sendo colocada em prática por essas crianças
  • Cerca de 500 crianças estão pintando bueiros para conscientizar os adultos sobre o descarte de lixo
  • Segundo os professores, além da conscientização os alunos também receberão um prêmio

Lixo é somente no lixo! A ideia de tornar o mundo melhor para as próximas gerações, está sendo colocada em prática por essas crianças. Um projeto chamado  “Um Rio Passa Por Aqui” foi criado para melhorar o meio ambiente, e ocorre simultaneamente em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e em um município do Mato Grosso do Sul, onde chega o Lago de Itaipu.

-Publicidade-

Aproximadamente 500 crianças e 55 escolas se envolveram em uma ação inovadora: pintaram bueiros para conscientização sobre o descarte de lixo da forma correta. Junto com os professores, as crianças fazem a pintura de bueiros com imagens e frases sobre ecologia. Além da arte, elas também participam de uma premiação.

As crianças estão pintando os bueiros para conscientizar os adultos sobre o descarte de lixo
As crianças estão pintando os bueiros para conscientizar os adultos sobre o descarte de lixo (Foto: Reprodução/Rede CDN)

“Não pode jogar lixo na rua se não vai para o bueiro e daí vai para o rio e fica poluído”, alertou Lucas Ramos, de 4 anos. Ele disse isso depois que viu quanto lixo havia dentro do bueiro. “Nós trouxemos todas as crianças [para a rua]. Elas ficaram muito impressionadas com a quantidade de lixo que estava naquele bueiro. Então, na prática, eles perceberam o que nós já estávamos trabalhando dentro de sala”, contou uma das professoras.

Segundo os professores, os dois melhores trabalhos de cada município, ainda receberão um prêmio. A pintura que as crianças fazem nos bueiros, traz imagens ecológicas e uma frase sobre o descarte de lixo. De acordo com as escolas, elas têm toda a criatividade para o projeto.

No entanto, para os educadores, as crianças estão mais interessadas no trabalho ecológico e de conscientização que estão promovendo para os mais velhos. Em Foz do Iguaçu, elas se impressionaram ao ver o lixo que fica acumulado em um bueiro. Imagens que se tornam ainda mais impactantes em dias de chuva, quando o lixo chega a entupir algumas das estruturas. Por isso, a conscientização é o objetivo da iniciativa, que se encerra no próximo mês.