Criança

Criar é educar: 25 bons modos que seu filho deve saber

Dominar essas simples regras de etiqueta fará com que ele seja notado – pela razão certa

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

asian-mother-sitting-on-the-sofa-angry-pointing-picture-id835621860

(Foto: iStock)

A atitude rude de seu filho nem sempre é intencional. Às vezes, ele não percebe que é indelicado interromper, cutucar o nariz, ou fazer um comentário em voz alta. E com tantas coisas para fazer no dia a dia, pais muito ocupados nem sempre têm tempo de focar em questões de etiqueta. Mas se você reforçar esses 25 modos, você criará uma criança educada, gentil e bem quista.

Modo #1: Quando pedir algo, sempre diga “Por favor”

Modo #2: Quando receber algo, diga “Obrigado”

Modo #3: Não interrompa pessoas que estão conversando a não ser que seja uma emergência. Eles irão perceber você e responde-lo quando terminarem de conversar.

Modo #4: Se você precisa que alguém preste atenção em você logo, pedir “Com licença” é a maneira mais educada de entrar em uma conversa.

Modo #5: Quando você tiver alguma dúvida sobre fazer algo, peça permissão primeiro. Isso pode te salvar de muitas horas de arrependimento.

Modo #6: O mundo não está interessado pelo que você não gosta. Mantenha suas opiniões negativas para si, ou entre você e seus amigos, e longe dos ouvidos dos adultos.

Modo #7: Não faça comentários sobre as características físicas de alguém, a não ser que seja para elogiá-los (o que é sempre bem-vindo)

Modo #8: Quando perguntarem como você está, responda e pergunte de volta sobre como ele está.

Modo #9: Quando você passar algum tempo na casa de seu amigo, lembre-se de aos pais dele por ter recebido você e pelo bom momento que você passou lá.

Modo #10: Bata em portas fechadas – e espere para ver se há uma resposta – antes de entrar.

Modo #11: Quando você fizer uma ligação, apresente-se primeiro e depois pergunte se pode falar com a pessoa pra quem você está ligando.

Modo #12: Seja grato e diga “Obrigado” para qualquer presente que você receber. Na era do e-mail, uma nota escrita à mão pode ter um efeito poderoso.

Modo #13: Nunca diga palavrões na frente de adultos. Eles já conhecem essas palavras e as acham feias e inapropriadas para serem ditas por uma criança.

Modo #14: Não xingue as pessoas.

Modo #15: Não tire sarro de outras pessoas sem razão nenhuma. Provocações mostram que você é fraco e fazer ataques em grupo a alguém é crueldade.

Modo #16: Mesmo que uma peça ou reunião seja chata, sente-se tranquilamente e finja que você está interessado. Os artistas e apresentadores estão fazendo o melhor que podem.

Modo #17: Caso você esbarre em alguém, imediatamente peça desculpas.

Modo #18: Cubra a sua boca quando você tossir ou espirrar, e não cutuque o seu nariz em público.

Modo #19: Quando você passar por uma porta, veja se você precisa segurá-la aberta para outra pessoa.

Modo #20: Se você encontrar alguém fazendo algo, pergunte se você pode ajudar. Se disserem que sim, ajude – você pode aprender algo novo.

Modo #21: Quando algum adulto te pedir um favor, faça sem resmungar e com um sorriso no rosto.

Modo #22: Quando alguém ajudar você, agradeça. Essa pessoa provavelmente vai querer ajuda-lo de novo. Isso é especialmente verdade com professores.

Modo #23: Use utensílios de cozinha adequadamente. Se você não tem certeza de como usar, peça aos seus pais para ensinar você ou observe o que os adultos fazem.

Modo #24: Mantenha um guardanapo no seu colo; use para limpar a sua boca quando necessário.

Modo #25: Não se estique sobre a mesa para alcançar algo; peça para alguém passar para você.

Leia também

Síndrome do Imperador x TDO x TDAH: muito além de criança mal educada

4 dicas para você mostrar ao seu filho que malcriação na sua casa não tem vez!

Você sabe o que é o transtorno de asperger?

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não