Criança

Demonstração de amor dos pais diminui a chance de depressão

Pesquisa foi realizada na Universidade de Washington com 92 crianças

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

parents-giving-their-kids-piggybacks-waist-up-close-up-picture-id639000942

(Foto: iStock)

Uma demonstração de amor dos pais faz a criança tanto perceber o quanto é amada como também serve para acalmá-la em situações de estresse. Um novo estudo publicado pelo Journal Proceedings of the National Academy of Sciences apontou que o carinho também influencia no desenvolvimento cerebral do seu filho.

A pesquisa realizada pela Universidade de Washington avaliou 92 crianças com idades entre 3 e 6 anos. Os pesquisadores colocaram pais e filhos em um laboratório e gravaram as imagens. Após um tempo, as crianças começavam a ficar inquietas e alguns pais tentavam acalmá-las com carinho e tranquilidade. Já outros perdiam um pouco da paciência.

Anos após a experiência, os pesquisadores notaram que as crianças que tinham um carinho mais efetivo dos responsáveis, durante o tempo de estresse no laboratório, tiveram um significativo aumento do hipocampo (parte do cérebro) do que aquelas cujos pais tiveram menos paciência para lidar com o comportamento.

Por que isso é importante? Porque mais do que qualquer outra parte do cérebro, quando falamos de hipocampo, tamanho importa! Ter um pequeno hipocampo aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde como a depressão e traumas causados pelo estresse como Alzheimer.

Leia também:

Cerca de 15% das crianças com bronquiolite precisam ser internadas

Caso do MAM ganha dimensão catastrófica com proposta de fechamento do museu

Filhas de Madonna cantam em português e quebram a internet

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não