Criança

Descubra como serão os próximos 50 anos da vida do seu filho

Já parou para imaginar que a infância dele é totalmente diferente da sua?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Estamos em festa. Comemorando nosso aniversário e fechando a série de reportagens que fizemos ao longo do ano, mapeando como será a vida da nossa família daqui a 50 anos. No meio de tanta mudança, de uma coisa temos certeza: o mundo do seu filho é bem diferente daquele em que você viveu sua infância. E isso é muito, muito legal.

Desde o começo do ano estamos produzindo matérias sob o selo 50+, abordando temas relevantes para a família, sempre com essa pegada: olhar para frente. Nada de retrospectiva, nada de olhar para o que foi – com todo o respeito pelo aprendizado, claro. A vida acontece hoje, nossas duvidas e questionamentos são agora. O mundo já mudou. Estamos preparados para ele?

Funcionou assim: foram inúmeras discussões, reuniões demoradas e conversas com gente muito interessante para tentar mapear o que os próximos 50 anos guardam para os nossos filhos. Os nossos convidados, de diversas áreas do conhecimento, mostraram suas visões como especialistas e como pais também. Aprendemos muito! E era desse bate-papo que saímos com a pauta pronta e a reportagem traçada. Além disso, bombamos as redes sociais com os nossos lives no Facebook e a participação da nossa audiência.

Nesta matéria de setembro, mês do nosso aniversário, reunimos os principais pontos falados ao longo de todos esses meses de pesquisas e compartilhamento de ideias. Modéstia à parte, o resultado está show!

Geração centenária: eles já estão entre nós

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

De cara, na nossa primeira reportagem da série, trouxemos essa notícia: seu filho vai viver mais de 100 anos. Os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) dizem que até o final do século o mundo terá mais de 21 milhões de pessoas no mínimo centenárias. Isso pode ser uma surpresa pra você, mas se a gente parar para pensar sobre os avanços da medicina nos últimos anos, fica fácil aceitar essa realidade.

E apesar do choque que é saber disso, o que mais nos chamou a atenção é que, no Brasil, a idade média em 1940 era de 45 anos, mas agora deve chegar a 78 em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O que isso quer dizer? Que a nossa população terá mais idosos do que crianças. Ou seja, a população brasileira vai crescer até 2043 e depois começar a diminuir. E isso vai acontecer porque os casais estão cada vez mais optando por ter menos filhos.

Educando para o futuro

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

A educação que seu filho tem vai prepará-lo para ser um bom profissional? Na nossa matéria de março, chegamos a conclusão que, tanto pai quanto professor não educam para o imediato. Educar é investir. Afinal de contas, estamos preparando crianças para um mundo que ainda não conhecemos.

Por isso, a grande sacada que tivemos é que é em casa que a criança recebe os primeiro estímulos.  Mais do que a boa nota da prova, elas precisam estar preparadas para serem autônomas, confiantes e conscientes. E isso dá para começar agora, independente de escola. E não se engane, errar faz parte. Aprendizado é isso: acerto e erro.

Naturofo… o que?