Dia Internacional do Gamer: dicas e jogos para deixar a brincadeira mais divertida e saudável para a família

Os videogames das marcas Nintendo, Playstation e Xbox estão entre os mais buscados, veja onde comprar e como tornar o uso seguro para as crianças

Resumo da Notícia

  • Em 29 de agosto é o Dia do Gamer
  • Jogar videogame pode melhorar habilidades cognitivas
  • É preciso estabelecer uma rotina e um limite de tempo para o jogo
  • Veja onde comprar alguns modelos e acessório para jogar videogame em casa

Em 29 de agosto é comemorado o Dia do Gamer, data criada em 2008, na Espanha, por uma revista especializada em jogos eletrônicos, que buscava, na época, valorizar e conscientizar sobre os benefícios e também sobre a importância dessa cultura. Já deu para notar que essa atividade é muito mais que um passatempo para muitas pessoas, que, na verdade, são profissionais.

-Publicidade-

Mas provavelmente aí na sua casa jogar videogame ainda não é um trabalho e sim um momento de diversão, onde é possível lutar, correr, dançar e pensar em desafios e estratégias, tudo diante das telas. A verdade é que se feito com moderação, sem extrapolar os limites, com a prática é possível até mesmo melhorar habilidades cognitivas, já que exige atenção e estratégia e aumenta a capacidade e velocidade de tempo de resposta, fazendo com que seu filho se torne mais ágil.

Mas, cuidado! Apesar dos pontos positivos levantados, é sempre importante lembrar que é preciso equilíbrio e moderação em relação ao tempo em frente às telas, para não deixar isso atrapalhar a rotina diária e nem mesmo as relações interpessoais entre a família e os amigos. Outra coisa importante de observar é a respeito do tipo de jogo que seu filho está brincando, verifique sempre se a idade indicada é equivalente a dele, pois, caso contrário, isso pode até mesmo influenciar no comportamento da criança. O indicado é buscar por opções que tenham objetivos pedagógicos ou que forneçam algum tipo de aprendizado.

O tempo nas telas

O que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda é que o tempo de telas para crianças entre 2 e 5 anos seja, no máximo, uma hora por dia. Já para os que têm entre 6 e 10 anos, o tempo recomendado aumenta para até duas horas. Em ambos os casos, sempre com supervisão dos pais. Esse tempo aumenta mais um pouco para crianças maiores de 11 anos, mas não passa de três horas por dia. E não importa a idade, na hora das refeições as telas devem ser evitadas ao máximo, enquanto na hora de dormir, é preciso se desconectar, pelo menos, entre uma e duas horas antes.

Para criar um ambiente mais favorável, e tornar o momento de desligar o jogo mais fácil, a dica é sempre oferecer uma outra atividade em troca, dê preferência para as que sejam ao ar livre, como a prática de um esporte e também para aquelas de convivência familiar. Outra dica importante, além das regras que você deve criar em casa para deixar a brincadeira mais saudável, é que você use ferramentas e aplicativos de segurança que tenham controle de acesso pelo pais e filtros apropriados para a idade do seu filho.

Em comemoração à data, selecionamos alguns produtos e acessórios de videogame que vão deixar esse dia ainda mais divertido com opções que podem até mesmo serem praticadas em família. Alguns deles estão em promoção, veja:

Console PlayStation 5

O PlayStation 5 possui dois modelos: um deles com entrada para mídias físicas e outro completamente digital. Internamente, eles são idênticos. A única diferença está na possibilidade de comprar discos físicos dos jogos em uma das versões, enquanto, na outra, todos os games devem ser adquiridos por meio da PlayStation Store. Para comprar o Console PlayStation 5 – Digital Edition é só clicar AQUI. Agora, se você prefere a versão com CDs físicos, é só clicar AQUI para garantir o seu.

Console PlayStation 5 (Foto: Divulgação)

Console Xbox Series S

Outro queridinho entre os consoles de jogos, o Xbox também possui as duas versões, a Series S, que é totalmente digital, e a Series X ,com os jogos físicos. Ambos garantem um ótimo desempenho de velocidade e um formato compacto. Você pode comprar pela Amazon o Xbox Series S AQUI e o Xbox Series X AQUI.

Console Xbox Series S (Foto: Divulgação)

Console Nintendo Switch

Muito moderno, é uma versão portátil que também pode ser usada na televisão. Os controles podem ser encaixados no console ao retirá-lo da base, tornando-se muita mais flexível, podendo ser usado na vertical ou horizontal, com um ou dois jogadores. Para comprar Pela Amazon, é só clicar AQUI.

Console Nintendo Switch  (Foto: Divulgação)

Controle DualSense PlayStation

Para tornar a experiência do videogame ainda mais legal, esse controle de PlayStation, além de um design incrível, também oferece resposta tátil nas mãos nos jogos com atuadores duplo, o que substitui aqueles barulhos de motores tradicionais. Com ele, é possível experimentar diferentes níveis de força e tensão de acordo com a interação e os ambientes de jogo. Também dá para gravar os momentos mais legais com um único botão. Ele possui microfone embutido e entrada para headset. Para comprar na Amazon é só clicar AQUI.

Controle DualSense PlayStation (Foto: Divulgação)

Controle Sem Fio Xbox – Robot White

O Xbox também possui a sua versão do controle, que conecta-se e alterna rapidamente entre os dispositivos da marca e também em telefones, tablets e Windows 10. Possui um design moderno e confortável para as horas de jogo. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Controle Sem Fio Xbox – Robot White (Foto: Divulgação)

Headset sem fio PULSE 3D – PlayStation 5

Esse headset tem uma tecnologia de áudio 3D para os consoles, o que cria uma sensação de que os sons estão vindo de diferentes direções. Para deixar os jogos ainda mais imersivos, o headset sem fio Pulse 3D para PS5 vai fazer a diferença nas partidas! Ele tem cancelamento de ruído, bateria que dura até 12 horas e até conector de cabo de 3,5 mm, permitindo que seja ligado em qualquer dispositivo. Para comprar na Amazon é só clicar AQUI.

Headset sem fio PULSE 3D – PlayStation 5 (Foto: Divulgação)

Notebook Gamer Dell G3-3500-A15P 10ª Geração

Já para aqueles que preferem jogar usando o computador, a Dell possui esse notebook Gamer que tem Intel Core i5, memória de 8GB que pode ser expandida até 32 GB, placa de vídeo dedicada com 4GB e SSD de 512GB, e a tela possui 15.6”. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Notebook Gamer Dell G3-3500-A15P 10ª Geração (Foto: Divulgação)

Cadeira Gamer Caliber R1S PKG – Cooler Master

É preciso conforto e postura na hora de jogar, então uma cadeira adequada é o ideal. Esse modelo possui apoio para o pescoço, para a lombar e ainda é reclinável. Para comprar pela Amazon é só clicar AQUI.

Cadeira Gamer Caliber R1S PKG – Cooler Master (Foto: Divulgação)

Todos esses produtos você pode comprar pela Amazon e receber direto na sua casa. Para ter frete grátis, entrega rápida e muitos outros benefícios, incluindo o Prime Gaming, que tem ofertas exclusivas e jogos grátis, basta assinar o Amazon Prime por apenas R$ 9,90 por mês clicando AQUI, os primeiros 30 dias são gratuitos.

*A Pais&Filhos pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.