Diversidade: jornalista lança livro que explica em linguagem infantil o que é a síndrome de Down
“Quem sou eu?” é o primeiro livro da coleção que fala sobre diversidade na infância, onde personagens crianças de contextos diversos contam sobre sua vida na Terra
Resumo da Notícia
- Neste Dia internacional da Síndrome de Down, a jornalista Mariana Reade, faz o lançamento do primeiro livro da coleção "Quem sou eu?
- A obra tem o objetivo de explicar em uma linguagem infantil o que é a síndrome de Down
- Sob um ponto de vista puro e inocente, a narrativa mostra o cotidiano de uma menina que tem um cromossomo extra
Nesta segunda-feira, 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a jornalista e roteirista Mariana Reade, mãe de Maria e Carolina, faz o lançamento do primeiro livro da coleção “Quem sou eu?”, que busca trazer diversidade e a ideia de que precisamos proteger as crianças desde cedo.
O ponto de partida do livro é explicar em uma linguagem infantil o que é a síndrome de Down. Sob um ponto de vista puro e inocente, a narrativa mostra o cotidiano de uma menina que tem um cromossomo extra e se depara com a visão adulta de que ela – e todos aqueles com cromossomo a mais ou a menos – não compreendem o mundo.
A personagem mostra como uma pessoa com síndrome de Down vê o mundo pela primeira vez, ao explicar para os bebês que estão no céu esperando para nascer o que significa ter um cromossomo a mais, por exemplo. “A personagem principal é inspirada na minha filha. O livro é o primeiro de uma coleção que discute temas de diversidade na infância, como crianças com deficiência, refugiadas, adotadas, entre outras. Em cada livro da coleção, uma protagonista menina vive desafios relacionados à inclusão no Brasil atual, dialogando com grupos subrepresentados”, explica Mariana.
A coleção fala sobre diversidade na infância, onde personagens crianças de contextos diversos contam sobre sua vida na Terra. A publicação do primeiro livro teve sucesso por meio de financiamento coletivo realizado via Benfeitoria e concluído em janeiro de 2021. O segundo livro, que está em processo de produção, é sobre uma menina refugiada que consegue sair da Ucrânia em guerra e chegar ao Brasil.
O livro faz parte do projeto Diversidade Quem Somos tem como objetivo criar, produzir e publicar livros sobre diversidade e inclusão com linguagem infantil.
* Leia também:
Menina com síndrome rara recebe coração em aniversário de 10 anos
Menino de 4 anos com leucemia e síndrome de Down deixa Ucrânia com mãe para continuar tratamento
Bebê é diagnosticado com síndrome minutos antes de deixar hospital: “Não iria sobreviver em casa”
Criança com Síndrome de Down é impedida de entrar na escola: entenda o caso