É possível levar uma vida mais positiva e transmitir isso para os filhos
Consultor em física quântica explica a teoria da epigenética e lista atitudes para levar uma vida mais leve
Existe sim uma forma de ter uma vida mais positiva e, em consequência, passar para os filhos essa maneira mais leve de viver. Segundo a teoria epigenética, o estilo de vida e as influências do meio ambiente podem redefinir os genes e a qualidade de vida como um todo.
Para Wallace Liimaa, pai de Ana Marta e Tainá, consultor em física quântica, com foco em saúde, qualidade de vida e transformação pessoal, apenas 5% das doenças têm origem na genética; os outros 95% têm a ver com o estilo de vida que adotamos. Na epigenética, a química que tem no sangue está associada aos hábitos alimentares, a estrutura das crenças (pensamentos, sentimentos repetidos) e acaba criando uma química na corrente sanguínea, que vai levar essa informação através da membrana celular até o interior da célula, mudando a forma como os genes se expressam, inibindo a expressão genética de uma doença, por exemplo.
“Os hábitos alimentares, as crenças, como você gerencia seus pensamentos e emoções, tudo isso influencia em uma vida estressante ou uma vida com qualidade”, disse Liimaa em entrevista à Pais&Filhos.
O consultor elencou 5 atitudes para ajudar pais e filhos a terem uma vida mais positiva e feliz.
– Prefira consumir alimentos orgânicos. Investir um pouco mais na alimentação agora garante uma vida mais saudável no futuro e livre de doenças causadas por agrotóxicos.
– Exercite o sentimento de gratidão diariamente e transmita isso para os seus filhos. “Escolha 10 coisas para agradecer todos os dias quando levantar. Vale qualquer coisa. Pensamentos bons liberam hormônios do bem-estar como serotonina e ocitocina”, completou Liimaa.
– Evite reclamar. Quando reclamamos demais também passamos esse hábito para os nossos filhos. “Reclamar gera sentimentos ruins e o corpo, consequentemente, libera hormônios do estresse.”
– Tire um momento do dia para lembrar coisas boas ou se imaginar em situações felizes.
– Tenha o hábito de se automassagear com óleos essenciais e também massagear o seu filho, enquanto cria bons pensamentos. “Se a mulher estiver grávida, pode massagear cuidadosamente a barriga.”, indicou o consultor.
A teoria da herança epigenética ainda é polêmica. O que é cientificamente aceito hoje é que a única forma de transmitir informação biológica entre as gerações é através do DNA. Mas fica a dica. Seguir essas recomendações com certeza só vai ajudar.
Leia mais:
Marido causa mais estresse do que filhos, diz estudo
Meditação: ferramenta poderosa contra o estresse na gravidez
Estudo revela qual é o período do dia de maior estresse para mães e pais