Criança

Em 2025 um milhão de crianças e adolescentes terão pressão alta, segundo pesquisa

Veja quais hábitos podem prevenir o desenvolvimento da doença

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são só adultos que sofrem de hipertensão. A principal causa da doença em crianças é o alto consumo de sal e outra coisa: crianças com sobrepeso têm duas vezes mais chances de desenvolver hipertensão. A Federação Mundial de Obesidade estima que em 2025 1 milhão de crianças e adolescentes vão sofrer com pressão elevada.

Você tem caso de pressão alta na família? “Em aproximadamente 90% dos casos, a hipertensão é desenvolvida por influência genética”, explica Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo, pai de Maria Clara e Heitor.

Mas calma! Isso não significa que seu filho irá desenvolver a doença, só que cuidado nunca é demais. Segundo o especialista, para prevenir é preciso controlar no peso corporal. “Atividade física, boa qualidade de sono e alguns hábitos alimentares como evitar excesso de sal, gorduras e açúcar são muito importantes”, aconselha.

Um dos principais problemas da hipertensão é que na maior parte dos casos não há sintomas. Mas dores no peito e cabeça, fraqueza, tontura, zumbido no ouvido, perda de sangue pelo nariz e falta de ar, podem ser um alerta. Fique de olho!

Leia também:

Gravidez sob pressão

Obesidade também é desnutrição

Como falar com crianças sobre peso e saúde