Criança

Então é Natal: tempo de brincar em família

Natal é a oportunidade de reunir toda a família e aproveitar - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
Play-Doh

Publicado em 08/12/2023, às 15h58 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


Fim de ano é tempo de união, as festas, as férias, todos os momentos são oportunidades para fortalecer a conexão entre a família, além de criar memórias que vão durar para a vida. E que maneira de criar isso do que brincando? É através dessa atividade que as crianças desenvolvem habilidades fundamentais para o presente e futuro, como coordenação motora, raciocínio lógico, atenção, cooperação, criatividade, agilidade, autonomia e comunicação. E os ganhos se potencializam quando o brincar acontece em grupo, com troca, com amigos, com familiares. 

Brincar é tão fundamental que se tornou um direito universal preconizado pela Organização das Nações Unidas desde o ano 1959, pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, e reafirmado pela Convenção dos Direitos da Criança em 1989, que afirmou: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”.

Aproveite as festas de fim de ano para fortalecer os laços familiares (Foto: Shutterstock)

Uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano está chegando, o Natal. Na época de reunir a família e comemorar a vida, dia 25 de dezembro, a troca de presentes costuma ser um dos momentos mais aguardados do dia, principalmente para as crianças. Mas, a verdade é que ir atrás desses mimos com antecedência facilita a vida. Por isso, damos algumas dicas para você garantir diversas opções para as mais diferentes idades. 

  • Baby Alive Dia de Cuidar da Bella: A marca #1 de Nursing Dolls no mundo, um brinquedo que estimula a imaginação e cuidado ao próximo, além de ensinar e inspirar.
  • Play-Doh Restaurante: a massinha mais famosa do mundo, um brinquedo que promove a criatividade e imaginação. O Restaurante Play-Doh ainda inspira os pequenos a criarem suas comidas de massinha, ótima opção para brincar em conjunto.
  • Lança Teia Web Slinger: uma ótima escolha para brincadeiras ativas e criativas, transportando os pequenos para o mundo dos super-heróis para criarem suas próprias histórias e aventuras.
  • Nerf: os famosos lançadores de espuma que proporcionam muita ação e aventura durante a brincadeira. Um bom passatempo para as férias de final de ano é a NERF MANIA, área temática de Nerf no Beto Carrero, com muita diversão para toda a família!
  • Monopoly: um clássico jogo de tabuleiro que une a família em torno de uma mesa.

Benefícios de brincar em família

A brincadeira vai muito além de uma atividade de lazer, e promover esses momentos dentro de casa e com as pessoas mais próximas faz toda a diferença na vida do seu filho e sua também. Olha só alguns dos pontos positivos de estimular essa união de gerações em torno da diversão:

  • Fortalece os laços afetivos: a brincadeira permite unir toda a família em torno de um propósito único: seja competir junto ou contra o outro. 
  • Permite conhecer melhor um ao outro: esse momento descontraído cria o cenário perfeito para entender o que seu filho gosta, o que ele não gosta, como ele se comporta em determinadas situações. Isso também pode te ajudar a perceber o que ele está precisando e como está se sentindo.  
  • Aumenta a sensação de pertencimento da criança: uma vez que você integra seu filho nas dinâmicas familiares, ele se sente parte importante daquela família. Seja para um jogo, uma tarefa doméstica ou um passeio, passa a mensagem de que você faz questão que ele esteja presente.  
  • Incentiva a cooperação entre todos: mesmo quando o jogo é individual, ainda há uma demanda pela cooperação dos jogadores, por seguir as regras, respeitar os adversários e na tentativa de buscar a vitória.  
  • Estimula e desenvolve o diálogo: a conversa franca e aberta com seu filho é fundamental no seu relacionamento com ele. Mas para conquistar essa confiança, é importante que o diálogo seja entendido como parte da família e que ele receberá apoio e acolhimento.  
  • Promove memórias felizes: brincar traz nostalgia. Você com certeza tem algum brinquedo que te remete à infância e, provavelmente, desperta bons sentimentos e te faz sorrir. Você pode criar novas memórias, agora com o seu filho, assim. 
  • Garante um tempo de qualidade juntos: essa é uma das linguagens do amor e faz muito bem para todos os envolvidos. Esse tempo de qualidade se expande para os benefícios já citados aqui: melhorar o diálogo, conhecer o seu filho, promover boas memórias… 
Brincar em família traz inúmeros benefícios (Foto: Getty Images)

Deixe o espírito natalino invadir a sua casa

A vida sem imaginação não tem a menor graça. E ela começa logo cedo. Quando a criança não tem nem idade para entender o que está acontecendo, os pais já montam a árvore de Natal, compram presentes e preparam a ceia, que reúne toda a família. Toda vez que nasce um bebê, nasce também uma crença no bom e velho Papai Noel. Quem não lembra de ficar acordado até tarde, correr para ver os presentes embaixo da árvore na manhã de Natal.

Não é à toa que fazemos tudo isso. Essa tradição proporciona a troca de carinho, incentiva a generosidade e a alegria entre os pais, filhos, avós, netos, primos, tios e sobrinhos. Mergulhar nessa brincadeira, e ainda com a família toda, é incrível. Por isso, nós defendemos aqui: Papai Noel existe, sim! E que bom, porque é mais uma oportunidade para seu filho sonhar. 


Leia também

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Pete escreveu livro sobre a história da família - Reprodução/ Daily Mail

Bebês

Casal que adotou bebê abandonado no metrô mostra como está o filho depois de 20 anos

Filha de Flávia Alessandra está grávida? - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Flávia Alessandra surpreende em foto de aniversário: "Tá grávida?"

Isis Valverde completa 37 anos de vida e fala sobre sentimento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz comemora aniversário de Isis Valverde com foto de todos os filhos juntos

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!