Criança

Está na dúvida se o seu filho é alérgico? A gente te ajuda

Veja as reações que você deve estar atenta

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

mosquito-bites-sore-on-child-legs-picture-id653481788

(Foto: iStock)

Uma lesão na pele pode ser o primeiro sinal
Não! Não é daquelas pequenas espinhas que muitos recém-nascidos têm! Essa lesão é chamada eczema e é uma erupção vermelha, escamosa e que pode coçar. Começa no rosto, nos braços, nas pernas e depois aparece nas dobras do corpo. É mais provável que um bebê com eczema passe a ter outros tipos de condições alérgicas já que aproximadamente 37% dos jovens com essa alergia na pele também apresentam alergias alimentares. Para tratar a pele afetada, o pediatra provavelmente recomendará que você dê banho em seu bebê com um sabonete hipoalergênico e o hidrate com frequência com um creme sem perfume. Ele também pode prescrever uma medicação tópica para ajudar a curar a pele afetada ou algo para controlar a coceira.

Uma verdadeira alergia alimentar pode causar uma reação em todo o corpo
A alergia alimentar e intolerância alimentar são coisas diferentes. Uma alergia é uma resposta do corpo que causa uma reação severa e geralmente imediata. Quando um bebê tem intolerância, ele está perdendo a enzima necessária para decompor uma proteína. Sintomas de alergias e intolerâncias ocorrem, principalmente, quando os bebês começam a comer sólidos.  Após realizar os testes, o tratamento geralmente se concentra em evitar determinado alimento, mas é importante que um médico guie essa nova dieta.

Uma tosse prolongada pode ser a asma precoce
Os bebês que têm eczema e alergias alimentares são mais propensos a desenvolver asma, que causa inflamação nas vias aéreas, tosse, chiado e falta de ar. Embora os sintomas da asma possam começar na infância, a maioria dos bebês não recebe o diagnóstico tão cedo. Quando os sintomas duram além de um resfriado, o médico geralmente tratará o bebê com medicamentos inalatórios e monitorará os sintomas da asma.

Leia também:

Boa notícia: cientistas estão perto de “curar” alergias e crise de asma

Olha isso! Maquiagem causa alergia grave em criança de três anos

Intolerância à lactose x alergia ao leite de vaca: entenda a diferença

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não