Criança

Estudo comprova que cães veem seus donos como pais (mas você já sabia disso)

Além de melhores amigos, filhos!

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

Já é parte de família! (Foto: Getty Images)

Segundo pesquisa realizada na Universidade de Viena, na Áustria, os cachorros enxergam seus donos como se fossem pais. E é claro que você pode enxerga seu melhor amigo como um filho também!

O estudo foi realizado pela veterinária Lisa Horn da seguinte forma. Ela separou os animais em 3 grupos para que eles brincassem. Uma parte ficaria sem o dono, outra ficaria com o dono, mas este em silêncio, e o último grupo ficaria com o dono e ele ia incentivar o cão com comida.

Com isso, ela pode concluir que os animais que estavam com o tutor brincavam muito mais. Aqueles que estavam sem não se interessavam nem pela comida.

Lisa concluiu então que, assim como as crianças, os cães também tem uma “área de segurança“. Quando eles estão com dos donos, se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis. Sem eles, pode existir perigo.

A veterinária refez o teste usando os mesmo animais, porém com pessoas desconhecidas. Eles também não se interessaram pelos brinquedos. Segundo a pesquisa, “esta é a primeira evidência da similaridade entre o ‘efeito de base segura’ encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai”.

Leia também:

Menino usa talento bem diferente para ajudar a mãe resgatar animais

Nova lei permite que animais domésticos sejam transportados no Metrô de São Paulo

Estudo prova que conviver com animais de estimação faz bem para a saúde do seu bebê