Estudo descobre que crianças nascidas em agosto podem não ir tão bem na escola

A pesquisa também revelou que crianças nascidas em setembro têm mais chances de ir para a faculdade

(Foto: Getty Images)

Um estudo realizado na Flórida está relatando que crianças nascidas no mês de agosto não se saem tão bem na escola quanto as crianças que nascem em setembro.

-Publicidade-

Publicado em National Bureau of Economic Research, a pesquisa analisou alunos de escolas públicas nascidos entre 1994 e 2000 e descobriu que as crianças nascidas em agosto tinham notas piores do que os outros colegas.

O estudo também descobriu que os alunos nascidos em setembro eram 2,1% mais propensos a irem para a faculdade do que os colegas que fazem aniversário em agosto.

-Publicidade-

Para obter essas informações sobre os resultados do estudo, a Parents conversou com Katherine Firestone, fundadora do Fireborn Institute, uma organização que ajuda crianças a prosperarem concentrando-se nos pais.

“Se você é o mais velho da turma, seu cérebro teve um tempo maior para se desenvolver do que outras crianças. Então, enquanto um bebê de agosto pode ter o mesmo QI de um bebê de setembro, o cérebro deles não teve a mesma oportunidade de amadurecer“, diz Katherine.

“Então os bebês de setembro são socialmente habilitados e o cérebro está pronto para aprender a ler, mas o bebê de agosto está 11 meses atrasado e pode ainda não estar pronto”, ela continua.

Em entrevista para a Today, um dos pesquisadores do estudo, Krzyszof Karbownik esclareceu que os resultados não significam que os pais devam necessariamente manter os filhos presos nisso.

Na verdade, Karbownik explicou que a suposição dos pais é uma interpretação errada que as pessoas podem extrair da pesquisa. “Se você está querendo atrasar o nascimento do seu filho para dar um impulso, essa opção pode ser ruim. Os pais pensam nos ganhos imediatos, mas não pensam nas consequências que isso pode trazer”, ele diz.

Leia também:

No verão é mais legal! Estudos comprovam que bebês que nascem em fevereiro são mais criativos

Menos é mais! Crianças que têm menos brinquedos são mais criativas e brincam melhor

Nascem mais meninos do que meninas no mundo e a ciência tem explicação

    -Publicidade-