;
Criança

Estudo explica porque crianças com sono regulado se comportam melhor

O sono desregulado pode causar consequências a longo prazo para a criança

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Crianças com horário de dormir estipulado se comportam melhor (Foto: Getty Images)

É de se pensar que pais de crianças pequenas estariam ansiosos para colocar seus filhos na cama e ter alguns minutos para eles mesmos. Ainda assim, um número surpreendente de pais não estipulam uma hora de dormir para as crianças.

De acordo com um estudo de 2013 publicado na revista especializada Pediatrics, uma rotina ajuda a criança a se preparar para dormir, mas uma hora certa para dormir também resulta em um melhor comportamento durante o dia. Quando o horário de dormir da criança é atrasado ou irregular, o comportamento delas é comumente pior.

Uma agenda diária com a hora de ir para a cama é uma ferramenta importante e poderosa que ajuda as crianças a regular elas mesmas, desenvolver comportamentos positivos e um comportamento funcional em casa e na comunidade. Este estudo, que analisa o horário do sono e problemas comportamentais em crianças de 3 a 7 anos, revelou que horas de dormir inconsistentes tem efeitos a longo prazo no comportamento – e nenhum deles é bom.

A ligação entre a hora de dormir e o comportamento

Depois de rastrear os hábitos de sono e comportamentos diários de crianças de 3, 5 e 7 anos e checando com as famílias, os pesquisadores descobriram que quando as horas de dormir eram inconsistentes, o comportamento sofre. E quanto mais variável o padrão da hora de dormir da criança era, pior o comportamento dela se tornava.

Ir para a cama tarde era um grande problema especial. Crianças que iam dormir depois das 9h tinham mais problemas comportamentais do que as que iam dormir mais cedo.

Os pesquisadores acreditam que problemas de comportamento podem ocorrer porque horas irregulares de sono interrompem as 24 horas dos padrões circadianos infantis e então perturba o funcionamento físico e mental da criança.

Dormir também é importante para o amadurecimento de partes do cérebro que estão envolvidas na regulação do comportamento. Crianças que tem horas de dormir inconsistentes comumente também tem menos e mais baixa qualidade de sono, o que pode interferir no desenvolvimento do cérebro, cirando efeitos que podem durar por muio tempo na vida.

A importância de uma rotina de sono

Se você fosse uma mãe que se sentiu um pouco perdida e não instruída sobre a hora de dormir, calma: os efeitos negativos de um sono irregular parecem ser reversíveis. Assim como o padrão da hora de dormir da criança melhora, o comportamento também o faz.

Há muitas razões do por que da criança ter horas de dormir irregulares – desde estilos de maternidade e paternidade, à resistência da criança em ir para a cama, até os ambientes familiares caóticos ou agitados e uso de TV e outras mídias antes de dormir. Os pesquisadores também pedem por políticas sociais e de locais de trabalho que permitem pais de crianças a estar física e emocionalmente disponíveis para seus filhos.  Mas mesmo pais cansados podem achar maneiras de desacelerar os ritmos da casa – com um banho, um livro, vozes mais suaves, luzes e monitores desligados.

Para os pais, estabelecer uma hora regular de ir para a cama é uma oportunidade de ganhos. Isso dá às crianças estrutura diária que pode ajudá-las a estabelecer tipos de autodisciplina. A hora de dormir pode ser um momento caloroso e de conexão entre pais e filhos com rotinas de sono e leitura juntos. Pais podem discutir questões da hora de dormir com os provedores de saúde e cuidado dos filhos e, se necessário, fazer uma lista de ajuda em ganhar a criança sobre uma rotina noturna tranquila.

Leia também:

Hora de dormir: 10 inspirações de camas para o quarto do seu filho

Truques para a hora de dormir

Colocar os filhos para dormir cedo melhora diretamente sua saúde; entenda