Estudo inédito prova que a poluição do ar pode aumentar a ansiedade do seu filho: entenda o motivo
Principal autora do estudo diz que evidências sugerem que o sistema nervoso central é particularmente vulnerável à poluição do ar
Uma pesquisa inédita relacionou a poluição do ar com o desenvolvimento do cérebro das crianças e o impacto no crescimento de problemas de saúde mental.
“Evidências recentes sugerem que o sistema nervoso central é particularmente vulnerável à poluição do ar, sugerindo um papel na manifestação dos transtornos mentais, como ansiedade ou depressão“, disse Kelly Brunst, principal autora do estudo, feito pela Universidade de Cincinnati e Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati.
A especialista ressalta que os níveis de estresse não aumentaram ao ponto de fazer com que os voluntários fossem diagnosticados com transtorno de ansiedade. “No entanto, acho que [o resultado] se relaciona com um impacto maior na saúde da população… O aumento da exposição à poluição do ar pode desencadear a resposta inflamatória do cérebro”, relatou a pesquisadora. “Isso pode indicar que certas populações estão em maior risco de resultados piores dos níveis de ansiedade”.
Leia também:
3 sinais de que seu filho é uma criança ansiosa
Agitação ou transtorno de ansiedade: Você sabe a diferença?
Saiba por que as crianças estão sofrendo com depressão e ansiedade cada vez mais cedo