Criança

Evento online discute importância de hábitos saudáveis na infância

Criança segue exemplo, por isso todos precisam colaborar - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/12/2020, às 08h08 - Atualizado às 08h27 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Na noite desta quinta-feira (10), a Nestlé promoveu um evento para debater com convidados de diferentes formações (nutricionistas, pediatras, influenciadores, entre outros) como ajudar a promover hábitos mais saudáveis para as crianças no dia a dia. A alimentação é um assunto que merece atenção e cuidado desde os primeiros dias de vida. E isso foi destacado desde os primeiros minutos.

Criança segue exemplo, por isso todos precisam colaborar (Foto: Shutterstock)

Para começar, foram apresentados alguns dados sobre o tema. Uma em cada três crianças está acima do peso e nove em cada dez crianças têm algum tipo de inadequação no consumo de vitaminas e minerais. Os especialistas presentes destacaram que esses hábitos tiveram uma piora com a pandemia do novo coronavírus.

Rede de apoio

Beto Lima, do @eupapai, digital influencer comentou sobre esse momento: “Nem parece vida real. De fato é muito difícil se encontrar ao longo do tempo. É o momento de ter escuta ativa, precisamos de diálogo e suporte para sair dessa”. Ele continuou dizendo que as decepções fazem parte do processo, já que precisamos criar sob pressão, mas entende que esse sentimento nos permite reinventar. Para o influenciador, é necessário se preocupar um pouco menos com as regras para construir junto dos filhos um relacionamento saudável.

A Dra. Elaine de Pádua, colunista da Pais&Filhos e nutricionista seguiu discorrendo sobre a dificuldade de colocar a teoria em prática: “A rotina das famílias mudou. Mas se a gente tem um problema, temos a chance de transformar em algo positivo. Muitos pais não tinham tempo de fazer refeições em família e agora pode ser uma nova oportunidade de fazer refeições em família e engajar todos nesse processo”. A solução segundo ela é voltar para o simples e tornar a experiência de comer gentil e lúdica. “Não tem que haver proibições. Vai comer fruta, mas de uma forma gostosa. Deixa a criança brincar com a fruta, elaborar receitas”, pontuou.

O evento contou com interação do público, através de comentários pelo chat e até enquetes (com resultado em tempo real) e outras inserções com direito a um passeio de carro virtual no exterior. Tudo para provar que juntos vamos mais longe. O representante da ONG Social Skate, em Poá, por exemplo, esteve presente para dar seu relato. “A transformação se faz com bons exemplos”, defendeu. Durante a call também foi possível fazer doações para ajudar quem precisa.

Online – offline

Na conversa “Brincar ativamente: onde ele foi parar e quais os impactos dessa falta?”, Roberta Ferec iniciou: “As telas não são nem vilãs nem mocinhas. É o que a gente faz delas que as torna uma coisa ou outra”. Para ela o desafio está na tecnologia ser uma novidade e não ter um manual, para isso destaca a necessidade de diálogo.

Ela é super importante equilibrar tudo (Foto: Getty Images)

O papo continuou reforçando a importância da brincadeira para que a criança de fato tenha uma “experiência humana”. É nesse momento que ela se sente agente, portanto privá-la da brincadeira é privá-la de muito mais que isso. Patrícia Marinho, CEO do Tempo Junto, explicou que a etimologia da palavra brincar vem do vínculo. Para ela é fundamental ter tempo para isso, e mudar a visão do brincar, não só sentar pra fazer isso, mas incluir em ações do dia a dia, como as próprias refeições.

Brincar faz parte da natureza da criança e um dos jeitos delas se expressarem é através do desenho. A artista Juna falou sobre o seu trabalho que busca eternizar esses registros transformando em quadros. Após perceber que os desenhos da filha ficavam só guardados na gaveta, ela teve um insight e a ideia deu tão certo que hoje faz para outras famílias. Ela falou sobre os ensinamentos que as crianças trazem para os adultos, como o fato de valorizarem o processo muito mais que o resultado.

Também foi discutido o papel da escola na promoção desses hábitos saudáveis, entendendo os educadores como uma extensão dos pais que devem trabalhar em conjunto. As especialistas reforçaram a necessidade de cuidar tanto da saúde física quanto mental e de estreitar o vínculo entre educadores, pais e alunos, concluindo que é necessário estarmos juntos para fazer mudanças reais.

Para finalizar o evento, houve o reconhecimento das escolas vencedoras do Prêmio Nestlé por crianças mais saudáveis, que já entregou mais de 30 mil prêmios e quase 15 mil crianças foram auxiliadas. Para confraternização, as palestras terminaram ao som de música boa e energia lá em cima.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”