Criança

Festa do pijama: como preparar o seu filho para passar uma noite inteira fora de casa

Quanto mais à vontade e seguro ele estiver, melhor será a experiência

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Quanto mais à vontade seu filho tiver durante a festa, melhor será a experiência (Foto: Getty Images)

Tem maneira melhor para deixar os filhos animados do que juntar toda a criançada em uma festa? Considerada uma alternativa bem divertida para celebrar datas importantes ou só reunir a turma, a festa do pijama é um evento voltado para pessoas mais íntimas.

“A ideia é que seja um encontro cheio de atividades e brincadeiras, fugindo daquelas grandes decorações e enfeites. A festa do pijama traz diversão com aconchego e, claro, dormir com as amigas ou amigos já é a parte mais animada da festa”, conta Rejane Bernardes, mãe de Júlia e uma das proprietárias da Corujinhas, empresa especializada em festas do pijama.

Mas para participar desse tipo de evento, a criança precisa estar acostumada a dormir fora de casa. Caso contrário, ela pode acordar assustada, chorar à noite e estranhar o novo ambiente. Por isso, é sempre bom conversar com os pais dos convidados para conhecer os hábitos das crianças. E a regra vale tanto se você vai dar a festa em casa ou somente levará seu filho para uma.

O ideal é que as crianças tenham mais que 5 anos — antes dessa idade, grande parte delas estranham e acabam acordando no meio da noite, perguntando pelos pais. Caso isso aconteça, especialistas recomendam que você não gaste muito tempo tentando convencer a criança a ficar na sua casa: dez minutos é o limite. Depois, ligue para os pais e peça para que eles busquem o amigo ou que deem alguma ajuda.

Foto: iStock

Foto: iStock

Quanto mais à vontade seu filho tiver durante a festa do pijama, melhor e mais segura será a experiência para ele. Por isso, não se esqueça de fazer uma malinha com itens importantes como pijama, chinelo, escova de dentes, de cabelo e travesseiro. Se a criança tem o costume de dormir com algum objeto transicional, como bichos de pelúcia ou mantas, é muito importante enviá-lo também — ele vai dar conforto e segurança ao seu filho, além de facilitar a hora de dormir.

Ao mandar seu filho para uma festa do pijama, também preocupe-se em não dar mais trabalho aos pais do amigo. Dê banho e um lanche antes em casa — caso ele tenha alguma restrição alimentar ou dificuldade para comer, vale conversar com os pais da criança para ver que tipo de comida eles vão servir durante a festa.

Gostou da ideia e está pensando em fazer uma festa do pijama para seu filho? Confira nossas dicas para organizar tudo e deixá-la mais segura e divertida:

1. Convite: é importante conter a data do evento, o endereço e os horários de início e término da festa. Não se esqueça de deixar seus telefones de contato e especificar se as crianças precisam levar alguma coisa.

2. Atenção com a segurança: retire todos os objetos cortantes ou que quebrem do ambiente (como enfeites de vidro e porcelana) e afaste os móveis de ponta.

3. Pergunte aos pais dos convidados se os filhos têm alergia a certos tipos de alimento.

4. Reúna o telefone dos pais de todos os convidados. Isso facilita a comunicação caso uma das crianças queira ir para casa.

5. Atividades mais calmas, como cinema, são uma boa pedida para o final da festa, para acalmar as crianças antes de dormir.

6. Você também pode fazer a festa de pijama temática, de acordo com a preferência da criançada. Um bom exemplo é fazer um acampamento.

7. Defina a programação: jogos de mímica, quebra-cabeças, teatro, cineminha, jogos de tabuleiro, contação de histórias e artes manuais são boas opções de entretenimento.

8. Pense no número de convidados com antecedência para garantir a acomodação de todos. Para facilitar o dia seguinte, deixe o café da manhã preparado.

Leia também:

Saiba como montar uma festa do pijama inesquecível

8 dicas para organizar uma festa do pijama inesquecível

Festa do pijama: equipamentos que vão fazer a diferença para o seu filho amar ainda mais esse dia