Foto de criança síria dormindo entre os túmulos dos pais é falsa e a gente explica a história
O fotógrafo esclareceu o real contexto da imagem
Uma foto de um menino dormindo entre túmulos circula na internet há anos, geralmente seguida de algum texto que “analisa” e critica a “realidade”. No entanto, o site Boatos.org esclareceu o que se passa por trás da imagem.
Dois dos textos mais famosos que seguem à imagem relacionam a imagem à guerra na Síria e ao amor da criança pelos pais, e o segundo faz referência a uma cirurgia do jogador Neymar.
“PARTILHA para que TODOS meditem sobre SE realmente têm problemas. Esta criança síria ficou órfã devido à guerra, e escolheu dormir ENTRE o Pai e a Mãe. NUNCA façam os vossos filhos escolher com quem viver, nem os influenciem contra o seu Pai ou contra a sua Mãe, pois eles só querem estar sempre com os DOIS, tal como este menino! Esta lição de vida, dada por uma criança, merece ser vista por todos, Compartilha!”, diz o primeiro.
“Criança dormindo sobre o túmulo dos seus pais mortos na Síria e ainda assim estão preocupados com operação no dedinho do Neymar. Como é que esse país vai para frente desta forma não não entendo tanta hipocrisia ignorância tanta desumanidade”.
Não é a primeira vez que esta imagem circula em, busca de alguma repercussão de críticas, no entanto, a foto está totalmente fora de seu contexto original. O próprio autor do registro esclareceu ao jornal britânico The Independent, em 2014, que não é nada disso.
“Não é verdade de modo algum que minha foto tem alguma relação com a Síria. estou realmente chocado com como as pessoas distorceram a imagem”, disse Abdul Aziz al Otaibi, o fotógrafo.
Apesar do intuito das fotos ter sido mostrar o “insubstituível amor de uma criança por seus pais“, o profissional reforçou que deixou claro em sua publicação original que os túmulos eram falsos e a foto foi posada. Além disso, o registro sequer foi feito na Síria.
Outra foto feita no mesmo cenário mostra o menino sorrindo entre os “túmulos”, algo que embasa a ideia de que o clique não é espontâneo.
Fica aqui um alerta sobre fake news. Na internet, é muito fácil verificar se alguma informação é real ou não, portanto cabe a cada um fazer sua parte para não contribuir com a distribuição de informações incorretas. Fique de olho!
Leia também:
Brumadinho: vídeo de bebê sendo encontrado com vida por militar israelense não é no Brasil
Conheça “Esquadrão Curioso”, o primeiro livro sobre fake news para crianças
#FAKENEWS: vídeo que mostra sequestro de criança no Rio é mentira