Fundação La Roche-Posay apresenta programa que irá dar suporte emocional pra crianças com câncer

O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dessas crianças e dos seus familiares

A iniciativa feita pela Fundação La Roche-Posay é incrível (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira, 25 de setembro, a Fundação La Roche-Posay fez um evento de lançamento de um programa internacional focado em crianças com câncer, em parceria com a Childhood Cancer International. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dessas crianças e dos seus familiares, fortalecendo os laços da família com suporte emocional e comunicação.

-Publicidade-

A Pais&Filhos estava presente no evento, que aconteceu na Casa da Fazenda Morumbi, e assistiu uma conversa incrível da atriz Luiza Valdetaro, embaixadora da La Roche-Posay e mãe de Maria Luiza, de 11 anos. Durante o lançamento, Luiza relembrou o momento em que a filha foi diagnosticada com leucemia. “Eu não tinha me dado conta de que a Malu estava com uma sensibilidade na pele por conta do tratamento. Só fiquei sabendo disso quando outra mãe falou”, conta. “Ela chorava pra tirar os curativos e eu não entendia, achava que era frescura. Quanto mais a gente troca, mais chances temos de poupar as crianças desses sofrimentos que são possíveis de evitar”.

O projeto terá 3 ações principais: um portal de informações, protocolos de massagens que os pais podem fazer nos filhos e uma escala de emoções, que incentiva as crianças a reconhecer seus sentimentos e demonstrarem para os pais. O portal de informações terá a responsabilidade de reunir tudo aquilo que os pais precisam saber para lidar adequadamente com esse processo.

-Publicidade-
A iniciativa feita pela Fundação La Roche-Posay é incrível (Foto: Divulgação)

De acordo com Izabella Martorelli, gerente de Expertise Científica e Social, em um ano cerca de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer no mundo, sendo que 12 mil delas são brasileiras. “Por trás do diagnóstico, são desencadeadas outras questões físicas e psicológicas, como dores frequentes, falta de comunicação e quebra de laços familiares. Buscamos, como o nosso programa, amenizar os traumas causados pela doença e entregar uma qualidade de vida melhor para as crianças e seus pais”, ela afirma.

Pensando nas dores que as crianças sentem durante o tratamento, a Fundação La Roche-Posay juntou oncologistas, enfermeiros, psicometristas e fisioterapeutas para elaborar um manual de massagens que podem ser feitas pelos pais. Batizado de “Terapia dos 3 R’s”, o protocolo tem o objetivo de Restabelecer o toque, Relaxar a criança e Reconectar pais e filhos. As massagens são adaptadas para cada tipo de câncer e são feitas com toques suaves e cuidadosos.

E a notícia é ainda melhor: o projeto não será feito apenas no Brasil, sendo implementado na Rússia, França, China e Estados Unidos. Mais informações podem ser adquiridas no portal Suporte ao Câncer Infantil.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Enfermeira canta e toca ukulele para crianças com câncer em hospital

Projeto desenvolve jogos para aliviar o sofrimento de crianças com câncer 

Calouros de medicina deixam crianças com câncer rasparem seus cabelos em trote solidário

-Publicidade-