Criança

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar

A mudança climática faz com que esses sintomas apareçam com frequência! Você sabe como evitá-los?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

baby-ailing-and-lying-with-thermometer-picture-id499148554

(Foto: iStock)

O clima ultimamente está bem indefinido, com mudanças repentinas e bruscas de temperaturas. Isso favorece a aparição de gripes e resfriados. Mas você sabe identificar a diferença entre gripe e resfriado?

O resfriado é uma infecção viral e traz sintomas mais leves como a congestão nasal, espirros e inflamação da mucosa nasal de cor clara – o famoso “nariz escorrendo”. Já a gripe é uma infecção viral acompanhada de febre alta, dores de cabeça, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e “nariz escorrendo”. Costuma durar entre sete a dez dias e pode provocar sinusites, pneumonias ou otites.

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir os resfriados, como boa alimentação, hidratação, consumo de vitamina C e higienização nasal. A gripe pode ser prevenida por meio da vacina anual.

A partir dos seis meses de vida do bebê, a vacinação já pode ser aplicada. Os adultos têm a mania de se automedicar, mas o ideal é buscar um médico para fornecer um diagnóstico preciso. Também é muito importante estar sempre atento às campanhas de vacinação.

Leia também:

Você sabia que é possível tomar a vacina da gripe em casa?

Cinco mitos sobre gripes e resfriados

Gripe: saiba as novidades sobre a campanha de vacinação