História infantil para dormir: dicas de ouro para seu filho ter uma noite de sono mais tranquila

Colocar o filho na cama nem sempre é uma tarefa fácil, mas ler histórias antes de dormir pode deixá-lo mais calmo e fazê-lo pegar no sono mais rápido

Resumo da Notícia

  • Dormir bem é essencial para o desenvolvimento da criança
  • Irritação, alteração no apetite e queda no rendimento escolar podem ser sinais de falta de sono
  • Desligar eletrônicos momentos antes de dormir é uma ótima dica para deixar o corpo menos agitado
  • Ler histórias  antes de dormir deixa a criança mais calma e fortalece o vínculo da família

A hora de dormir tem sido um pesadelo aí na sua casa? Sabemos que colocar o filhos na cama e fazê-los dormir de fato nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes eles estão agitados, sem sono e dizem que preferem fazer outras coisas. Mas ter uma rotina de sono é essencial para o desenvolvimento do seu filho e a saúde da família inteira. Afinal, no outro dia será preciso acordar na hora certa para manter os compromissos em ordem.

-Publicidade-
Dicas para a criança dormir melhor (Foto: Shutterstock)

Pode ser que o seu filho até deite para dormir no horário, mas as noites de sono não são tão tranquilas. Existem alguns sinais para observar nas crianças que em um primeiro momento podem não ser ligados diretamente à falta de sono, mas juntos indicam que seu filho não está dormindo bem. Olha só:

  • Queda no rendimento escolar
  • Agitação ou ansiedade
  • Agressividade e irritabilidade
  • Choro excessivo
  • Oscilações de humor
  • Falta de atenção ou concentração
  • Indisposição para atividades diárias
  • Alterações no apetite
  • Falhas na parte motora
  • Despertares durante a noite
  • Sono agitado
  • Sonolência e cansaço

Uma noite bem dormida promove o descanso efetivo, deixa a criança mais bem disposta fisicamente e com uma sensação de bem-estar, além de melhorar o humor, favorecer o aprendizado e a produtividade. Outro ponto importante, que tem tudo a ver com o sono, é o sistema imunológico: um descanso bem feito diminui o risco de doenças metabólicas. Caso o seu filho esteja passando por essa fase, para melhorar essa situação, existem algumas coisas que podem ser feitas que vão ajudá-lo a colocar o sono em dia e que a família toda pode participar:

  • Ter um ambiente aconchegante e confortável
  • Estabelecer uma rotina do sono, criando horários e até diminuindo as luzes momentos antes
  • Dar um banho quente, seguido até mesmo de uma massagem relaxante
  • Não usar aparelhos eletrônicos, como TVs, celulares e computadores antes de dormir (assim como as luzes, eles vão dar ainda mais estimulo para o corpo)
  • Evitar certos alimentos perto da hora de dormir, como café e chocolate
  • Praticar atividades físicas, que vão deixar o corpo com mais adrenalina, é sempre melhor fazer mais cedo
  • Evitar ir para a cama durante o dia, para o corpo entender que quando você está nela é o momento de descansar
  • Contar histórias antes de dormir

História infantil para dormir

As histórias entretêm as crianças e fazem elas esquecerem um pouco das telas, além de deixá-las mais calmas. Essa é também uma ótima oportunidade para você e seu filho passarem um tempo de qualidade juntos, o que é muito bom para o desenvolvimento, porque fortalece vínculos e  permite trocas entre pais e filhos.

Antes que você fique desesperada, pensando que não vai ter criatividade para lembrar e contar uma história por dia ou se é daquelas que inventa as histórias e depois seu filho pede para repetir e você não lembra mais, separamos uma série de livros que podem te ajudar nessa!

A última história antes de dormir

Vamos começar com os já conhecidos personagens das histórias infantis. Em A última história antes de dormir,  Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau dividem suas histórias um com o outro e vivem narrativas juntas com muita aventura e humor inventadas por eles. O livro é indicado para crianças que tenham entre 5 e oito anos. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

A última história antes de dormir (Foto: Divulgação)

10 HISTÓRIAS DE 10 MINUTOS PARA DORMIR

Mais um livro com personagens já conhecidos! 10 histórias de 10 minutos para dormir traz personagens como O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas. Como o próprio título já diz, é uma leitura rápida. Própria para a hora do sono de crianças que tenham quatro ou mais anos. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

10 histórias de 10 minutos para dormir (Foto: Divulgação)

365 histórias – Uma história por noite

Se você está usando a falta de criatividade como desculpa, é hora de abandonar essa fala. Este livro traz mais de 300 histórias, dá para ler uma por dia durante um ano inteiro! Uma viagem para a terra dos sonhos. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

365 histórias – Uma história por noite (Foto: Divulgação)

Meu grande livro de histórias para dormir

Para as crianças que amam contos de fadas, essa também é uma ótima opção. Uma inesquecível descoberta de pequenos novos personagens que vai unir a família toda com emoção e muita diversão. O livro é indicado para crianças de três a cinco anos. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Meu grande livro de histórias para dormir (Foto: Divulgação)

365 Histórias Para Dormir, da Disney

Outra opção com mais de 300 histórias para ler, esse livro traz os mais emocionantes e divertidos personagens da Disney, um verdadeiro mundo encantado. Em uma versão especial, ele é feito com a capa almofadada e ainda acompanha um CD com as histórias indicadas para crianças a partir de um ano. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Disney: 365 Histórias Para Dormir (Foto: Divulgação)

Disney: 365 Histórias Para Dormir – Princesas e Fadas

Uma segunda opção com histórias da Disney, essas indicadas para crianças que tenham entre três e cinco anos. Nas 365 histórias, as Princesas e as Fadas vão deixar as noites de sono mais bem humoradas e cheias de ternura. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Disney: 365 Histórias Para Dormir – Princesas e Fadas (Foto: Divulgação)

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes

Esse é um livro com cem histórias reais de mulheres inspiradoras. Com uma linguagem fácil, você poderá ler junto com seu filho ou filha. Sim, apesar do nome dizer que é um livro para garotas, as histórias também trazem um conteúdo riquíssimo para os garotos também.  Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes (Foto: Divulgação)

No Kindle Unlimited também existem diversas outras opções de livros e histórias que seu filho vai adorar. Nesse link AQUI é possível fazer a assinatura no programa com 30 dias de teste gratuito.

Mas se você ainda prefere os livros físicos, é possível ter frete grátis e entrega rápida nas suas compras, além de muitos outros benefícios, assinando o Amazon Prime por apenas R$ 9,90 por mês. É só clicar AQUI.

*A Pais&Filhos pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.