Mãe cria boneca parecida com a filha para dar um chega pra lá no preconceito

Brenda não se sentia representada pelos brinquedos que tinha ou pelo que via na televisão. A garota, então, teve uma ideia de como contornar essa situação

Resumo da Notícia

  • Menina pede para mãe fazer uma boneca igual à ela
  • A garota não se via representada pelos brinquedos que tinha
  • A mãe, que nunca havia feito uma boneca, decidiu aprender para presenteá-la
  • A filha explica por que quis o brinquedo
Mãe cria boneca parecida com a filha (Foto: reprodução Instagram / @amor_em_fiosatelie)

Representatividade importa! A pedido da filha, Fernanda de Brito, 10 anos, a artesã Brenda de Brito criou uma boneca de crochê que fosse como a criança: negra e com o cabelo cacheado. Segundo o que a mãe contou ao G1, o pedido aconteceu porque a menina está atenta às discussões sobre racismo na mídia e não se sentia representada pelos brinquedos que tinha.

-Publicidade-

A garota contou que quis a boneca depois que percebeu que o tom de pele e o tipo de cabelo de bonecas, brinquedos e personagens em programas infantis, em geral, não eram como os dela, mas sim, loiros e lisos. “Ela falou que as bonecas dela não pareciam com ela. Eu comecei a fazer bichinhos em crochê em fevereiro, a ideia não era fazer bonecas, mas ela pediu essa”, falou a mãe.

A boneca foi uma forma singela de ajudar a menina a se sentir melhor consigo mesma. “Teve um período em que ela mesma não gostava de ser chamada de negra, achava que o cabelo era feio, queria alisar. Nós, mães negras, não temos os privilégios que os brancos têm. Os brancos não precisam se esforçar, ligam a TV e no desenho, no filme, só tem brancos, é o normal”, contou.

-Publicidade-

Apesar da dificuldade encontrada em fazer a boneca, Brenda disse que valeu a pena. O brinquedo se tornou mais um passo para o entendimento, a identificação e a compreensão da menina sobre a representatividade e o racismo. “Espero que ela continue firme, a pressão ainda é grande”, finaliza.

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.

-Publicidade-