Criança

Inovação! Escola ensina alunos a meditarem antes das aulas para melhorar a concentração

A prática é diária e acontece nos 30 minutos antes das aulas começarem

Letícia Vaneli

Letícia Vaneli ,filha de Alcides e Eugênia

Do ensino infantil ao colegial, todos praticam a meditação (Foto: Reprodução/ Rede RPA)

Ananda – Escola e Centro de Estudos é um colégio localizado em Itapuã, na Bahia, que adota uma pedagogia diferente daquelas que estamos acostumados. Há 20 anos, os alunos matriculados nas turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio meditam, diariamente, por 30 minutos antes das aulas começarem.

A instituição é a única investe na prática, além de instigar o autoconhecimento e consciência nas crianças. Notou-se que os alunos se tornam mais concentrados e compreendem melhor os assuntos tratados durante as aulas. Aliás, os benefícios ultrapassam as paredes da escola, pois tornam os alunos mais pacientes, resilientes e empáticos.

“Uma mente quieta resolve problemas com facilidade, evita conflitos, é empática, promove a saúde do corpo e aproxima o indivíduo do que é real”, ressalta Luana Oliveira, coordenadora da meditação na Escola Ananda.

Os responsáveis pela escola explicam que as crianças são orientadas a fecharem os olhos, relaxarem o corpo e prestarem a atenção na respiração, sentimentos e pensamentos. “Temos muitos casos em que as crianças levaram a prática da meditação para casa, ensinando os pais a aquietar a mente”, acrescentou.

Fique por dentro das novidades no canal Pais&Filhos:

Leia também:

Aplicativo ensina crianças a meditar

Relaxar e recarregar: 5 modos fáceis e práticos de meditar todos os dias

Especialistas afirmam que praticar meditação alivia a ansiedade na gravidez