Criança

Já estava na hora! Barbie vira engenheira para encorajar meninas na profissão

A nova boneca tem como objetivo despertar o interesse de meninas pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Tambov, Russian Federation - March 31, 2016: Barbie doll portrait on blue background. Studio shot.

(Foto: Reprodução)

A boneca Barbie já se tornou veterinária, pediatra, professora e bailarina. Mas você já encontrou alguma delas que fosse engenheira? Até pouco tempo atrás, as bonecas só tinham profissões consideradas “femininas”, mas, felizmente, isso ficou no passado. Nesta terça-feira (26) foi anunciada Robbie, a Barbie engenheira robótica.

O novo emprego da famosa boneca tem como objetivo despertar o interesse das meninas pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, segundo a Mattel.  Nos EUA, essas áreas têm apenas 24% de mulheres na liderança. Então, iniciativas como uma simples boneca podem mudar completamente a vida de uma menina que ainda está descobrindo e sonhando com o que quer ser quando crescer. É muito importante que as mulheres sejam incentivadas desde pequenas a terem interesse por áreas e carreiras que até então são dominadas por homens.

(Reprodução/Instagram/Mattel)

(Reprodução/Instagram/Mattel)

A Barbie já representou mais de 200 profissões para mostrar às crianças que elas “podem ser o que quiserem”. Lisa McKnigt, general maganer e senior vice-president da Barbie, explicou em um comunicado que “com a Barbie engenheira robótica, estamos oferecendo às meninas a possibilidade de alcançar um novo objetivo no mundo imaginário, além de ensinar habilidades importantes para o mundo real”.

E não pára por aí: a Robbie tem versões com quatro tons de pele diferentes e vem acompanhada de óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. Quem comprar a nova Barbie também ganhará sete lições de codificação gratuitas para ajudar a transformar a brincadeira em realidade.

Apesar da grande maioria das profissões da Barbie serem mais tradicionais, esta não é primeira vez que ela representa o mundo da ciência. Em 1959, ela tornou-se astronauta, depois cientista, e mais tarde programadora de jogos de computador e engenheira informática. A nova Barbie chegará nas lojas a partir de julho. Já estamos ansiosas!

Leia também:

E se a Barbie crescesse e tivesse filhos? Esse Instagram mostra a vida da boneca se fosse mãe

Nova coleção da Barbie: Amélia Earhart e Katherine Johnson também viraram bonecas

Você precisa conhecer a criadora da Barbie já!

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não