Criança

Júlio do “Cocoricó” lança seu próprio canal no Youtube

Puxa, puxa que puxa! Júlio deixou de lado a fazenda e se tornou youtuber; vem conferir os vídeos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

* por Rhaisa Gaz Trombini, filha de Edileyne e Geraldo

O Canal do Júlio foi lançado no dia das crianças (Foto: Reprodução/ Youtube)

O Canal do Júlio foi lançado no dia das crianças (Foto: Reprodução/ Youtube)

O programa Cocoricó é transmitido na TV Cultura desde 1996, mas não tem episódios novos há 5 anos. E para matar as saudades de um dos personagens mais queridos, o Julio “da gaita” criou um canal no Youtube falando diretamente com as crianças. “Se você está me vendo aqui, quer dizer que encontrou o Canal do Júlio! Aqui é onde a gente vai poder se encontrar para fazer um montão de coisas legaisdisse o boneco em seu primeiro vídeo.

Júlio ainda mora com os avós na fazenda, mas trocou os currais pelo seu quarto e gravou diversos vídeos sobre assuntos diferentes, como histórias curiosas e até “50 fatos sobre mim”. Ele faz questão de ressaltar que o canal é destinado à família toda.

O projeto foi criado por Fernando Gomes, dono dos direitos autorais do personagem e manipulador do boneco, com 36 anos de experiência na TV. Em um dos vídeos, Júlio conta como construiu seu cenário todo de papelão — mas na vida real, quem está por trás da arte é a esposa de Fernando, a atriz Joyce Roma. Os vídeos são supervisionados por um adulto responsável, o avô de Júlio, que também fica com a câmera, mas na verdade o responsável por essa função é Rafael Ianni.

A vontade de Fernando era criar um produto de qualidade e por muitos anos foi cobrado sobre a presença do boneco na internet. “Posso afirmar que os pais podem colocar o filho vendo o Júlio que eles não têm nenhum risco, não vão se arrepender”, disse em entrevista ao UOLAo lado de todo diversão, o canal do Júlio também é muito educativo. Quando fala sobre os seus 50 fatos, por exemplo, o boneco relata que já sentiu inveja, mas se arrependeu do sentimento: “Inveja é quando alguém que você gosta faz ou consegue alguma coisa muito legal, mas em vez de  ficar feliz com isso, você fica incomodado! Eu acho que eu aprendi! Acho que não tenho mais isso, não!”.

Além disso, Júlio sempre lembra os espectadores mirins sobre a importância de sair do celular e se divertir no mundo real. “Ele fala para as crianças lerem um livrobrincarem e depois assistirem ao vídeo. Temos muito a acrescentar para elas e também para os adultos”, explicou Fernando.

Antes de divulgar oficialmente o canal, Júlio e Fernando prepararam um