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Lanche escolar: 4 opções saudáveis para o seu filho

Já pensou em montar a lancheira com menos embalagens e mais produtos naturais?

Redação Pais&Filhos

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(Foto: iStock)

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O que o seu filho vai comer no lanche da escola provavelmente é algo que te preocupa, até porque ninguém quer que eles comam de forma errada, não é mesmo? A maioria dos lanches servidos às crianças deveriam ser frutas e vegetais, já que a maioria delas não come as porções diárias devidas desses alimentos.

Embora você possa pensar que frutas e legumes são lanches caros, eles são realmente mais baratos do que muitos outros lanches menos saudáveis. Então já que a escola geralmente não oferece essas opções, que tal você colocar a mão na massa e fazer o lanche dos seus filhos?! Dá uma olhada no que separamos para te ajudar nesse desafio:

Frutas 

Elas são naturalmente doces, então a maioria das crianças gostam. As frutas podem ser servidas inteiras, fatiadas, cortadas ao meio ou em cubos. Frutas enlatadas, congeladas e secas geralmente precisam de pouca preparação. Mas fique esperta e note que grandes pedaços são um risco de asfixia para crianças menores de 4 anos e devem ser evitados.  Na hora de montar uma salada de frutas, por exemplo, as crianças podem te ajudar. Já para fazer um smoothie, você pode misturar frutas com suco, iogurte, leite ou gelo e criar uma vitamina deliciosa. Quando se tratar de sorvetes, opte por aqueles que são 100% do suco da fruta, sem adição de açúcares.

Legumes  

Podem ser servidos cozidos, crus, com molho, salada e de muitos outros jeitos, basta deixar sua criatividade fluir. Se quiser fazer da forma de petisco, opte por molhos leves com pouca gordura. Guacamole, hommus, salsa e feijão são boas opções. Na hora de colocar os legumes na salada, separe-os já fatiados e chame as crianças para montar suas próprias refeições. Além de se divertirem, eles estarão ajudando na cozinha.

Grãos saudáveis (pão, bolacha, cereal)

Embora a maioria das crianças consuma muitos produtos de grãos, muitos deles são biscoitos, bolos, cereais açucarados e outros tipos refinados ricos em açúcar ou gordura. Guarde estes para dias especiais. No dia a dia, tente servir principalmente grãos integrais, que fornecem mais fibras, vitaminas e minerais do que os refinados. Além disso, tente manter os açúcares a menos de 35% por porção e a gordura saturada e trans baixa.

Alimentos com baixo teor de gordura

Os laticínios são uma ótima fonte de cálcio, o que pode ajudar a construir ossos fortes. No entanto, os produtos lácteos também são as maiores fontes de gordura saturada de obstrução arterial nas dietas infantis. Para proteger os ossos e os corações das crianças, certifique-se de que todos os alimentos lácteos servidos são de baixo teor de gordura ou sem gordura.

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