Mãe cria bonecos para ajudar com a autoestima de crianças deficientes

Clare Tawell é uma britânica que resolveu usar o tempo livre para trazer representatividade e inclusão para a vida de crianças deficientes

Resumo da Notícia

  • Clare Tawell se inspirou na deficiência auditiva da filha, Matilda, de 4 anos, para começar adaptar bonecas
  • Ela criou uma empresa sem fins lucrativos e hoje produz bonecas com condições como lábio leporino, diabetes e mais
  • Veja fotos das bonecas cheias de representatividade!

A britânica Clare Tawell, resolveu usar o tempo livre para investir em trazer às crianças deficientes representatividade e inclusão nos brinquedos. Ela, que é mãe de duas crianças, customiza bonecas e as faz com diferentes deficiências, como a auditiva, lábio leporino e outras doenças congênitas.

-Publicidade-

A profissão dela é técnica de radiação médica, e ela foi inspirada a adaptar as bonecas por conta da filha, Matilda, de 4 anos, que é surda. “Fiquei muito desanimada quando não consegui encontrar uma boneca ou um brinquedo com aparelho auditivo“, disse à Today. “Achei que a sociedade não a considerava importante e, portanto, ela não deveria ser ‘reconhecida'”, completou.

Detalhes do aparelho auditivo e implante coclear (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

Então, foi aí que ela decidiu fazer a própria boneca surda, para que a filha pudesse se reconhecer. E a partir daí, quando outros pais de crianças com deficiências passaram a conhecer o trabalho dela, os pedidos não pararam mais! Foi assim que, há alguns anos, Clare criou a organização sem fins lucrativos Bright Ears UK, em que modifica as bonecas e elfos para combinar com as crianças de diferentes condições médicas.

-Publicidade-
Boneca com aparelho auditivo e implante coclear (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

Deu certo!

Desde então, Clare já vendeu mais de 2 mil bonecas e expandiu a coleção para incluir brinquedos que vão além da deficiência auditiva. Agora, as bonecas também têm lábio leporino, bombas de insulina e membros diferentes.

Boneca com cicatriz de cirurgia cardíaca (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

O objetivo dela é que cada criança se sinta representada e aceite a própria deficiência, normalizando as condições. E está funcionando! Algumas escolas estão, inclusive, comprando as bonecas para ensinar às crianças sobre inclusão. Demais!

Variação de bonecas com lábios leporinos (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)
Boneco com bomba de insulina (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

Representatividade é tudo

“Eu adoraria que as crianças no futuro pudessem entrar em uma loja de brinquedos e ver bonecas com aparelhos auditivos, lábio leporino e outras condições ao lado de bonecas convencionais, porque isso torna tudo normal, não diferente”, ela explicou. “Quando as pessoas vêm essas bonecas, abrimos um canal para diálogo e talvez aumentar a consciência e compreensão das diferenças”, ela completa.

Bonecas de princesas com aparelhos auditivos e usando óculos (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)
Elfos de Natal também são adaptados (Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

As bonecas de Clare estão à venda pela loja online britânica Etsy ou no Facebook dela.

(Foto: Reprodução / Bright Ears UK)

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-