Publicado em 05/04/2020, às 15h45 - Atualizado em 06/04/2020, às 08h32 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Manter a atenção das crianças aos estudos durante a quarentenapode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Afinal, a maioria dos pais não sabem muito bem como dar aulas em casa e estão tendo que se adaptar a esse novo modelo de vida.
Lauren Manaker é uma das mães que estava enfrentando uma série de dificuldades para conseguir manter o foco da filha. Foi então que ela lembrou de algo que costuma fazer no trabalho e acabou criando um método em que, com apenas 5 minutos, consegue garantir a atenção da garota pelo período em que irá estudar. Confira o depoimento que ela deu ao site norte-americano PopSugar.
“Minha filha é como a maioria das crianças: ela gosta de aprender, mas se distraifacilmente. Ela tem a atenção da maioria das crianças de 5 anos, que não costuma ser muito longa. Quando ela está brincando, sua atenção é cativante. Mas quando se trata de fazer algum dever de casa ou praticar piano, fazê-la se concentrar pode ser frustrante para mim”.
“Não sou educadorade crianças e nem 100% entusiasmada em saber o que é melhor para o crescimento e desenvolvimento acadêmico da minha filha. Mas depois de muitas tentativas e erros, a única coisa que fez uma enorme diferença veio inicialmente como uma surpresa.”
“Pensando nos meus dias de estudante, lembro-me de ficar muito tempo sentada à minha mesa. Tivemos algum recesso, mas a maior parte dos meus dias foram sedentários. Aqueles dias ficavam longos. Quando adulta, percebi que precisava mover meu corpo e fazer meu sangue circular para limpar minha mente e me preparar para me concentrar e assumir uma tarefa. Se eu posso fazer isso em um ambiente externo,o efeito é ainda maior. Durante os dias de trabalho, faço pequenos intervalos e saio para uma caminhada de cinco minutos pelo quarteirão ou faço uma sessão de ioga abreviada quando minha roupa permite. (Sem yoga em saias curtas!)”.
“Acontece que o mesmo princípio se aplica à minha filha. Antes de iniciarmos qualquer tarefa, seja ela praticar suas habilidades de escrita ou seu instrumento, tomamos uma rotina de cinco minutos para “desabafar”. O que fazemos especificamente varia, mas sempre envolve alguma atividade que faz o coração disparar e a boca sorrir. De um jogo rápido a uma corrida curta, apenas cinco minutos de atividade física nos ajudam a concentrar-nos na tarefa seguinte”.
“O mandato da atividade física continua ao longo do dia. Por ser jovem e ter um tempo de atenção menor, ela faz pausas para exercícios de cinco minutos a cada 20 a 30 minutos para evitar o tédioe a perda de foco. Se possível, fazemos isso do lado de fora para pegar um pouco de sol e ar fresco, mas se houver dias chuvosos, nos contentamos com atividades internas, como pistas de obstáculos e pique-esconde. Qualquer coisa divertida e ativa conta”.
“Conseguir que uma criança se concentre em casa é um desafio. Entre os brinquedos, telas e lanches, existem inúmeras distrações e maneiras tentadoras de fazer qualquer coisa, menos a tarefa. Porém, rápidos momentos de atividade física e risadas tornam qualquer tarefa mundana mais agradável, e torna os pequenos pequenos muito mais propensos a sentar e fazer o que precisam”, finaliza.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Filha de Ana Maria muda nome de bebê duas semanas após o parto e explica motivo